São Paulo aprova projeto que proíbe celulares em escolas; entenda proposta

A Alesp (Assembleia Legislativa Paulista) aprovou o projeto de lei que proíbe o uso de celulares em escolas de São Paulo nesta terça-feira (12). A proposta foi aprovada por unanimidade e, agora, segue para sanção do governador Tarcísio Freitas.

Deputados aprovaram proibição de celulares em escolas de São Paulo

Deputados aprovaram proibição de celulares em escolas de São Paulo – Foto: Pixabay/Reprodução

Com a aprovação do projeto de autoria da deputada estadual Marina Helou (Rede Sustentabilidade), São Paulo se torna o primeiro Estado a proibir o uso de celulares tanto em aulas quanto durante intervalos e outras atividades extracurriculares.

Segundo a deputada, a proposta tem apenas duas exceções: em caso de atividades pedagógicas conduzidas pelos próprios professores e em situações de utilização por parte de alunos com alguma deficiência. A proibição é válida para escolas públicas e particulares.

“A escola é uma parte muito importante para o desenvolvimento cognitivo das crianças e, após pesquisas, percebemos que o aparelho celular estava atrapalhando esse processo”, disse a deputada em entrevista à Record News.

Conforme o projeto, as escolas devem criar soluções para armazenar os aparelhos de forma segura durante as aulas e oferecer canais acessíveis para a comunicação com os pais dos alunos.

Proibição de celulares em escolas está em pauta no Brasil

A proibição de celulares nas escolas também é debatida nacionalmente. Em outubro, a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou projeto com a mesma proposta, que agora segue para avaliação da Comissão de Constituição e Justiça.

*Com informações do Portal R7.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.