Temporais isolados e chuva persistente podem ter acumulados de até 150mm em SC

Imagem: The Weather Channel/Reprodução

Defesa Civil alerta para ocorrências relacionadas à chuva intensa e fortes ventos

Santa Catarina segue sob alerta por conta da chuva persistente e temporais isolados pelo menos até a sexta-feira (22). A região mais atingida pelos elevados volumes é o Litoral Sul do estado, onde somente nas últimas 24 horas, o município de Praia Grande registrou acumulado de 144 mm de chuva.

O monitoramento meteorológico da Defesa Civil atualizou os avisos metrológicos emitidos sobre os riscos de ocorrências por conta do mau tempo pelo estado. Ao longo desta quarta (20), a circulação marítima mantém a chuva por vezes intensa no litoral, trazendo volumes elevados e com risco maior para alagamentos, enxurradas e deslizamentos pontuais entre a Grande Florianópolis, Litoral Sul e também áreas do Planalto Sul.

 

Os volumes totais esperados nas áreas em laranja do mapa variam entre 100 e 150mm, podendo ser superados pontualmente, principalmente nas áreas serranas. Já na quinta (21) e na sexta-feira (22), a chuva diminui nestas áreas e ganha força entre o Baixo Vale e o Litoral Norte.

Imagem: Defesa Civil/Reprodução

Já nas demais regiões de Santa Catarina, uma baixa pressão atmosférica segue favorecendo temporais isolados do Extremo Oeste ao Planalto Norte, com riscos moderados para alagamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos de árvores especialmente do Meio-Oeste ao Litoral Norte, incluindo Planalto Norte, Alto e Médio Vale do Itajaí.

As instabilidades mais intensas são esperadas entre as tardes e noites, tanto da quarta (20), quanto da quinta-feira (21), e devem vir em forma de temporais acompanhados principalmente de chuva pontualmente intensa e rajadas de vento.

Imagem: Defesa Civil/Reprodução

Confira a previsão por região

Quarta-feira

Nesta quarta, as condições para temporais isolados permanecem entre o Extremo Oeste e os Planaltos, com chuva pontualmente intensa. Nas regiões litorâneas, a circulação marítima se intensifica e a chuva ocorre de forma persistente e volumosa, especialmente entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis. O vento de sudeste ganha força, com rajadas entre 50 e 70 km/h.

Com a intensificação dos ventos, a agitação marítima aumenta em todo o litoral, com ondas de sudeste entre 2,0m e 2,5m, podendo chegar pontualmente a valores entre 3,0m e 3,5m em áreas do Litoral Sul e da Grande Florianópolis, oferecendo risco moderado a alto para ocorrências associadas à agitação marítima e ressaca.

Quinta-feira

Na quinta-feira, as condições para temporais isolados permanecem entre o Grande Oeste e o Planalto Sul, com chuva pontualmente intensa, especialmente no Oeste e Extremo Oeste. Já no leste catarinense, devido à circulação marítima, a chuva ocorre de forma persistente, por vezes com forte intensidade, e com volumes expressivos, especialmente no Litoral Norte e Grande Florianópolis.

O vento de sudeste continua intenso entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte e o mar segue agitado em todo o litoral, com ondas de sudeste entre 2,0m e 2,5m, com pontuais em torno de 3,0m, oferecendo risco moderado para ocorrências associadas à agitação marítima.

Sexta-feira

Na sexta-feira, a circulação marítima segue favorecendo a ocorrência de chuva persistente, por vezes intensa, entre o Planalto e o Litoral Sul, Grande Florianópolis, Vale e Litoral Norte. Nas demais regiões catarinenses ainda há condições para temporais isolados, principalmente entre a tarde e a noite, mas o risco é baixo para ocorrências associadas a destelhamentos, danos na rede elétrica e alagamentos pontuais.

O vento perde força, mas o mar segue agitado em todo o litoral, com ondas de leste entre 2,0m e 2,5m, oferecendo risco moderado para ocorrências associadas à agitação marítima.

Fim de semana

No sábado (23), a circulação marítima começa a perder força, mas a chuva persiste em toda a faixa litorânea. A chuva, em geral, ocorre com fraca intensidade, entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis. Já no Litoral Norte, a chuva pode vir pontualmente intensa, especialmente nas áreas de divisa com o Paraná. O risco é baixo para ocorrências associadas a alagamentos, deslizamentos e enxurradas pontuais. Nas demais regiões, o tempo volta a ficar mais estável, com sol entre nebulosidade variável e sem condições para temporais.

No domingo (24), ainda há condições para chuva fraca e isolada no leste catarinense, mas no decorrer do dia o tempo volta a ficar mais estável e o sol volta a predominar em todo o estado. Não há risco associado a ocorrências meteorológicas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.