Já imaginou passar 40 horas falando no telefone?

Você se lembra da última vez que “discou” para alguém? Ou quando foi a última vez que passou horas “pendurado” no telefone escutando as novidades de um amigo ou familiar?

 

Provavelmente já faz bastante tempo e hoje seu dia a dia está mais concentrado em mensagens instantâneas, chamadas de vídeo e imagens da sua rotina. A maneira de compartilhar os acontecimentos mudou.

 

Em 24 horas são trocadas 27 bilhões de mensagens no Whatsapp, por exemplo. Um dos maiores aplicativos de comunicação atual.

 

Passar 2 dias falando no telefone é realmente surpreendente. Mas o telefone já foi uma das grandes invenções do século e transformou a maneira das sociedades interagirem. Acompanhe a trajetória desse objeto repleto de história e os casos mais curiosos das ligações mais longas realizadas até hoje.

 

A invenção do telefone

O telefone foi inventado pelo cientista norte-americano Alexander Graham Bell em 1876. O projeto deu certo por um acidente: Bell não tinha expectativas de que o aparelho funcionaria, mas ao fazer o teste, ele conseguiu falar e ouvir através do objeto.

 

No momento da exposição do protótipo, Dom Pedro II, então Imperador do Brasil, estava presente e ficou maravilhado com a funcionalidade da invenção de Graham Bell.

 

Dom Pedro II ficou tão fascinado que, depois de utilizar o telefone pela primeira vez, solicitou 100 aparelhos telefônicos para o Brasil.

 

Em 9 de outubro do mesmo ano, ocorreu a primeira comunicação telefônica entre duas cidades diferentes, nos Estados Unidos. A chamada ocorreu entre Boston e Cambridge.

 

Do analógico para o digital

O telefone já fez muitos aniversários e tem uma história de quase 150 anos. O objeto é histórico e faz parte da memória afetiva de muitas gerações.

 

Embora tenha marcado época desde que chegou, a evolução tecnológica foi dando lugar a diferentes modelos do aparelho, versões mais sofisticadas e mais fáceis de usar.

 

A grande substituição aconteceu com a chegada dos celulares, em especial do smartphone, aparelho móvel que podia ser conectado à internet, praticamente um computador de bolso, com recursos como gravador, câmera, MP3 e aplicativos.

 

A comunicação por voz deixou de ser a única opção disponível para que as pessoas pudessem se sentir mais próximas, receber informações ou mesmo utilizar como ferramenta de trabalho.

 

Desde o lançamento dos smartphones, há aplicativos que facilitaram ainda mais a comunicação pessoal e profissional, como é o caso do Whatsapp, uma rede social de troca instantânea de mensagens.

 

O aplicativo começou de forma despretensiosa, como um recurso mais pessoal, mas caiu tanto no gosto dos usuários que lançou também uma versão profissional do aplicativo, o Whatsapp Business.

As Ligações Telefônicas Mais Longas da História

Primeira Ligação Transcontinental nos EUA (1915)

Essa é uma das maiores ligações em distância, nas primeiras fases de desenvolvimento do telefone. Aqui, Graham Bell fez uma ligação para Thomas Watson, entre Nova Iorque e São Francisco, com uma distância de mais de 4.000km.

Ligação Transatlântica (1927)

Mais um marco entre as ligações de longa distância e duração, em uma das primeiras fases de lançamento do aparelho telefônico. A ligação ocorreu entre países diferentes: Nova Iorque e Londres, mais de 5000km distantes um do outro.

Maratona Telefônica (1989)

Quase na virada da década, em Toronto, no Canadá, um grupo de cidadãos propôs uma espécie de maratona telefônica com o objetivo de quebrar recordes mundiais. A ligação durou 35 horas, envolvendo pessoas diferentes ao longo da chamada.

Companhia Alice e Rádio Hamburg (2010)

Uma ação da companhia de telefone Alice e da Rádio Hamburg desafiou 3 casais para avaliar quem conseguiria ficar mais tempo em chamada, sem que os períodos de silêncio durassem mais que 60 segundos.

 

O casal vencedor passou 40 horas seguidas falando sem parar e venceu a maratona de ligação, mostrando que o amor vence todas as provas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.