Fim de semana segue com tempo instável; veja quando volta o sol

Imagem: The Weather Channel/Reprodução

Áreas da faixa litorânea seguem com risco para alagamentos e deslizamentos, aponta Defesa Civil

As chuvas persistentes que atingem Santa Catarina devem pelo menos até a noite deste sábado (23) na metade leste do estado. Segundo o monitoramento meteorológico da Defesa Civil, os elevados volumes de chuva, por vezes intensa em algumas regiões, mantêm o risco de ocorrências associadas neste período.

Áreas do Planalto Norte, Litoral Norte, Médio e Baixo Vale e também da Grande Florianópolis têm risco alto de alagamentos, enxurradas e deslizamentos pontuais. Já nas demais área do Planalto Norte e da Grande Florianópolis, mas também no Alto Vale, Litoral Sul e Planalto Sul, os riscos são moderados. O Oeste segue sob risco de temporais isolados.

 

Nesta sexta-feira (22), os ventos perdem intensidade no litoral em comparação aos dias anteriores, mas o mar permanece agitado em toda costa catarinense. São esperadas ondas entre 2,0m e 2,5m, com picos de 3,0m em alto mar.

Imagem: Defesa Civil/Reprodução

Confira a previsão por região

Sexta-feira

Nesta sexta, a circulação marítima segue favorecendo a chuva persistente, com intensidade moderada a forte em alguns momentos, entre o leste dos Planaltos e toda a faixa litorânea, com risco moderado a alto para ocorrências associadas. O vento perde força, mas o mar segue agitado em todo o litoral, com ondas de leste entre 2,0m e 2,5m, oferecendo risco moderado para ocorrências associadas à agitação marítima.

Entre o Grande Oeste e parte dos Planaltos, ainda há condições para temporais isolados, principalmente entre a tarde e a noite, com risco baixo a moderado para ocorrências associadas a destelhamentos, danos na rede elétrica e alagamentos pontuais.

Sábado

No sábado, a circulação marítima segue presente e a chuva persiste em toda a faixa litorânea. A chuva ocorre com intensidade fraca a moderada entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis. Já no Litoral Norte, a chuva pode vir pontualmente intensa, devido à formação de áreas de instabilidade, especialmente nas áreas de divisa com o Paraná, onde o risco é moderado a alto para ocorrências associada.

Pela manhã, o mar segue agitado no litoral, com ondas entre 2,0m e 2,5m, e risco baixo a moderado para ocorrências associadas à agitação marítima. No decorrer do dia as condições de mar melhoram. Nas demais regiões, o tempo volta a ficar mais estável, com sol entre nuvens e condições para chuva fraca, isolada e passageira.

Domingo

No domingo (24), a circulação marítima começa a perder força e o sol volta a aparecer na faixa litorânea. A chuva diminui, mas ainda persiste em toda a área entre o leste dos Planaltos e o Litoral. Espera-se chuva fraca entre os Planaltos e o Litoral Sul e chuva fraca a moderada entre a Grande Florianópolis, Vale e Litoral Norte, alternando com aberturas de sol. O risco é baixo para ocorrências associadas. Já no Grande Oeste o tempo fica firme, com predomínio de sol e poucas nuvens.

           

             

Próxima semana

Na segunda (25) e na terça-feira (26), ainda há condições para chuviscos e chuva fraca, de maneira isolada, pela manhã entre a Grande Florianópolis, Vale, Planalto e Litoral Norte. Mas em geral, o tempo volta a ficar mais estável nessas áreas, com predomínio de sol e nebulosidade variável no decorrer do dia.

Já no Grande Oeste, Planalto e Litoral Sul, o tempo fica firme com predomínio de sol entre poucas nuvens. Não há risco associado a ocorrências meteorológicas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.