Alesc promove seminário em Campos Novos sobre prevenção à deficiência intelectual

Alesc promove seminário em Campos Novos sobre prevenção à deficiência intelectual 3

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina, por meio da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência, promove, nesta quinta-feira (21), na cidade de Campos Novos, o 1º Seminário de Prevenção e Diagnóstico das Deficiências Intelectuais.

O evento, realizado no Auditório da Unoesc, reúne profissionais das áreas da saúde, educação e assistência social em torno do debate sobre políticas públicas e meios de disseminar conhecimentos técnico- científicos acerca da prevenção das deficiências e a importância do diagnóstico precoce.

A deficiência intelectual é caracterizada por limitações nas habilidades mentais gerais, que estão ligadas à inteligência, atividades que envolvem raciocínio, resolução de problemas e planejamento, entre outras.

No seminário promovido pela Alesc, os objetivos são apresentar estratégias que podem ser utilizadas no contexto educacional e clínico; mostrar as ferramentas para a inclusão das pessoas com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor; evidenciar os protocolos de observações clínica/pedagógica; instrumentalizar as pessoas sobre a importância do diagnóstico e intervenção precoce em crianças; além de orientar sobre desenvolvimento infantil, sinais de alerta e estimulação precoce.

A iniciativa do evento é do deputado Lucas Neves (Podemos) e conta com o apoio da Escola do Legislativo. A programação inclui palestra sobre “identificação precoce das alterações do neurodesenvolvimento infantil”, a ser ministrada pelo professor da Udesc e coordenador do Laboratório de Desenvolvimento Humano.

Na parte da tarde, serão duas palestras. Uma sobre a “atuação normativa do fisioterapeuta em doenças raras”, que será proferida por Alexandre Cunha dos Santos, fisioterapeuta sanitarista e mestre em saúde coletiva; e a outra abordará “ações de Coordenadoria Estadual de Saúde e Prevenção”, que terá como palestrante Jean Marcos Baumer, fisioterapeuta que já atuou como coordenador Estadual de Saúde e Prevenção da Federação Estadual das Apaes.

O seminário tem previsão de encerrar às 17h.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.