Cerca de 8 mil combatentes iniciam a Operação Perseu 2024

Cerca de 8 mil militares de cinco Comandos de Área do Exército deram início à Operação Perseu 2024, na região do Vale do Paraíba. O objetivo é adestrar e treinar as tropas de emprego em missões de defesa da Pátria e de ação integrada com outras agências. O exercício acontece de 25 de novembro a 5 de dezembro e marca o encerramento do ano de instrução militar.

O Comando Militar do Sudeste sedia a Operação Perseu, que acontece nas cidades paulistas de Taubaté, Cruzeiro, Lorena, Areias, Silveiras, além de Resende, no Rio de Janeiro. A Operação busca criar condições o mais próximo possível da realidade do combate, com um teatro de operações que envolve o emprego da tropa no terreno, aplicando a doutrina militar vigente em um quadro tático de combate no amplo espectro.

A Operação Perseu foi desencadeada com um grande apronto operacional realizado no Comando de Aviação do Exército. O Comandante do Exército acompanhou a atividade e verificou as condições da tropa para o início do exercício. 

“A Operação Perseu é a operação mais importante da Força Terrestre no ano e a maior operação que estamos fazendo na América do Sul, com emprego de muitos meios e muitas atividades, com as quais iremos certificar diversas capacidades”, destacou o General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva.

O exercício envolve diversas atividades militares, com destaque para os deslocamentos de tropa a pé e em veículos blindados e não blindados, operações aeroterrestres com emprego de helicópteros, transposição de curso d’água, entre outras. As atividades são rigorosamente supervisionadas, com ênfase nas medidas de segurança.

Integrantes da Indústria de Defesa, deputados federais e outras autoridades também acompanharam o apronto operacional e visualizaram todos os meios – pessoal e material – que estarão mobilizados durante os mais de dez dias de operação.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.