Pacote fiscal terá isenção de IR até R$5 mil e taxação dos super-ricos

Com informações de Band.com.br e Agência Brasil | Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Corte de gastos será anunciado em pronunciamento do ministro Fernando Haddad nesta quarta (27)

O pronunciamento do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que será veiculado em rede nacional de TV pelo governo às 20h30 desta quarta-feira (27) inclui o anúncio da isenção de Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil.

Confirmada a isenção, ela poderia valer já em 2025 dependendo da votação no Congresso Naciona. Também será uma vitória da ala política. A equipe econômica era contra a medida, que é uma promessa de campanha reiterada diversas vezes pelo presidente Lula. A ideia é divulgá-la junto com o pacote fiscal para balancear o conteúdo impopular da contenção de despesas.

 

O pacote de corte de gastos a ser anunciado hoje abordará também os supersalários no serviço público e imposto sobre grandes fortunas, afirmou há pouco o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho. Em entrevista coletiva, o ministro adiantou alguns pontos das medidas.

“Supersalários, imposto para super-ricos, vem tudo aí. Pacote completo”, disse Marinho. Perguntado se o pacote também envolve aumento de correção na tabela do Imposto de Renda, o ministro simplesmente disse: “Tudo”, sem entrar em detalhes.

Em relação ao seguro-desemprego, Marinho declarou que não haverá mudança de regra. Segundo o ministro, a ideia chegou a ser discutida no pacote, mas não avançou.

“Não há mudança de regra para o seguro-desemprego, por exemplo, mas vamos aguardar os detalhes. Se não eu vou furar o olho do colega [ministro da Fazenda, Fernando Haddad]. [O pacote] será muito diferente do que estava sendo desenhado até então”, disse. Em relação ao abono, Marinho nem confirmou nem negou alterações.

Há um mês, o Governo Federal tenta enviar medidas de corte de gastos obrigatórios que impeçam, até 2027, o estouro do limite das despesas do arcabouço fiscal. Em vigor desde o ano passado, o marco fiscal restringe o crescimento real (acima da inflação) das despesas do governo a 70% do crescimento real das receitas, limitado a 2,5% acima da inflação por ano.

           

             

Desconto de até 85% na tarifa de água em Palhoça

Medida é destinada a famílias de baixa renda e vale para os primeiros 10 metros cúbicos utilizados

Os moradores de Palhoça, classificados como de baixa renda, podem ter o desconto de até 85% na tarifa de água. Segundo a empresa Águas de Palhoça, o benefício oferecerá um desconto no valor da menor faixa de consumo, aplicável aos primeiros 10 metros cúbicos utilizados. Consumos que excedam esse limite serão tarifados normalmente.

Continue lendo

Adicionar aos favoritos o Link permanente.