‘Defesa Civil Alerta’ emite notificações de emergência para celulares em áreas de risco de SC

A Defesa Civil de Santa Catarina implementou o “Defesa Civil Alerta”, projetado para enviar mensagens diretamente aos celulares em áreas de risco. A nova tecnologia substitui o antigo modelo baseado em SMS e dispensa a necessidade de cadastro prévio, aumentando a eficácia em alertar a população em situações críticas.

'Defesa Civil Alerta' emitirá alertas em celulares em regiões de áreas de risco de Santa Catarina

‘Defesa Civil Alerta’ emite avisos pop-ups, com alertas sonoros para celulares – Foto: Reprodução/CENAD/ND

Em 2017, Santa Catarina iniciou como estado piloto no uso de alertas via SMS na gestão de emergências. Agora, os municípios de Blumenau e Gaspar, que participaram dos testes da nova ferramenta, já estão aptos a emitir alertas pelo novo sistema.

‘Defesa Civil Alerta’ emite sinais sonoros mesmo com celular no silencioso

O sistema “Defesa Civil Alerta” emite mensagens em formato de pop-ups, acompanhadas de um alerta sonoro diferenciado, mesmo que o celular esteja no modo silencioso. As notificações incluem orientações claras para as pessoas em áreas de risco, sejam elas moradores ou visitantes em trânsito.

Aplicativo emite mensagens pop-up na tela do celular alertando sobre emergências climáticas

Alertas sonoros são emitidos mesmo com o celular no modo silencioso para alertar população em áreas de risco – Foto: Defesa Civil Gaspar/Reprodução/ND

“Com o Defesa Civil Alerta, conseguimos alcançar todas as pessoas que estão em uma área de risco, sejam moradores, turistas ou profissionais em viagem. É um avanço que aumenta a nossa capacidade de salvar vidas”, explica Frederico Rudoff, gerente de monitoramento da Defesa Civil de Santa Catarina.

Tecnologia visa alertar população em áreas de risco

Defesa Civil aposta em tecnologia para reforço da segurança em situações de emergências em áreas de risco no estado – Foto: Marcos Porto/Reprodução

Com a implementação da ferramenta, a Defesa Civil aposta ainda mais no reforço da segurança durante situações de emergências em áreas consideradas de risco no estado.

“Estamos preparados para enfrentar os desafios de eventos extremos e essa nova ferramenta é mais uma peça fundamental no nosso trabalho de proteger a vida das pessoas,” conclui Rudoff.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.