Bruno Souza cotado para assumir Assistência Social no segundo mandato de Topázio Neto

O ex-deputado estadual e ex-vereador Bruno Souza (PL) é uma das opções do prefeito Topázio Neto (PSD) para assumir a Secretaria de Assistência Social. O nome do ex-parlamentar seria uma aposta para marcar um novo momento na pasta, especialmente nas questões que envolvem as pessoas em situação de rua.

Bruno Souza pode ser Secretario de Assistência Social

Ex-deputado estadual Bruno Souza é cotado para assumir secretaria de Topázio Neto em Florianópolis – Foto: Rodolfo Espínola/Divulgação/ND

Bruno Souza é crítico às políticas de assistência e doações, por entender que estimulam a permanência nas ruas.

“Pesquisas mostram que 88% dos moradores de rua são dependentes químicos. Alguns, sofrem com problemas psiquátricos. Quase nenhum foi para as ruas por miséria. Portanto, sua esmola está ajudando a mantê-los nas ruas e no vício”, disse o ex-parlamentar em postagem realizada na quarta-feira.

No final de novembro, Topázio Neto postou um vídeo em suas redes sociais em que replica uma publicação do ex-deputado estadual sobre o que chamou de “golpe da fralda”. No vídeo, Bruno Souza aborda um morador de rua que carrega uma fralda e se oferece para comprá-la.

“É fralda, é leite. Tudo isso depois é vendido para comprar bebida e droga”, disse o prefeito, também desestimulando esmolas.

Escolha por Bruno Souza marcaria novo momento na pasta

Marcado pelo combate direto nas redes sociais à esquerda e ao governo Lula (PT) e pela defesa do liberalismo econômico, Bruno Souza é visto como um nome que pode marcar uma virada na Secretaria de Assistência Social.

Contratos supostamente irregulares da secretaria para gestão da Passarela da Cidadania e do Restaurante Popular levaram à deflagração da Operação Pecados Capitais, da Polícia Civil, que prendeu o ex-secretário-adjunto Jeferson Melo na última terça-feira. As investigações tem como foco a gestão do ex-prefeito Gean Loureiro (União Brasil), entre 2020 e 2022.

Titular da pasta no maior período da gestão de Topázio Neto, o policial penal Leandro Lima (Republicanos) deixou o cargo em abril para concorrer a vereador, mas não se elegeu. Ficou com a segunda suplência do Republicanos, com 1.427 votos.

Trajetória de Bruno Souza

Atualmente, Bruno Souza ocupa o cargo de secretário-adjunto na Secretaria de Meio Ambiente e Economia Verde no governo de Jorginho Mello (PL), mas deve deixar a pasta na reforma do secretariado. Ele se filiou ao PL no início do ano, com a expectativa de concorrer a prefeito. Jorginho, no entanto, optou pelo apoio a Topázio Neto, reeleito em outubro.

Com bandeiras liberais na economia e conservadoras nos costumes, mas nem sempre totalmente alinhado ao bolsonarismo, Bruno Souza foi vereador em Florianópolis pelo PSB de 2017 a 2018, quando se elegeu deputado estadual.

Migrou para o Novo em 2019 e foi candidato a deputado federal em 2022, ficando com a primeira suplência do partido. Recebeu 86,5 mil votos, dos quais 23,9 mil em Florianópolis, onde foi o segundo candidato mais votado.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.