Linguagem corporal: o que o cachorro está querendo dizer e você não sabe

Para a infelicidade dos tutores, animais não podem falar o que sentem por meio de palavras. Porém, um estudo revelou uma forma de identificar o que o cachorro está querendo dizer, observando a linguagem corporal.

A imagem mostra um cão de barriga pra cima.

Estudantes da Escola de Medicina Veterinária da Universidade Azabu no Japão descobriram o que o cachorro está querendo dizer por meio da análise corporal – Foto: Getty Images/ND

O que o cachorro está querendo dizer

Estudantes da Escola de Medicina Veterinária da Universidade Azabu no Japão descobriram uma forma de comunicação, por meio da análise corporal.

A pesquisa feita com 46 cachorros mostrou que certas posturas e gestos do animal são usados para demonstrar suas emoções e desejos, e que é possível se comunicar sem usar palavras com o animal.

Abanar a cauda (nem sempre é felicidade)

Um dos sinais observados nos cachorros foram olhos arregalados e orelhas eretas em cães que expressam agressão ou dominância, e naqueles que se sentem desafiados ou ameaçados.

A imagem mostra um cão abanando o rabo.

O abanar da cauda pode significar que o cachorro está querendo dizer que é dominante. – Foto: Divulgação/Getty Images/ND

Outro sinal de dominância em cães é seu caminhar autoconfiante. Também é possível notar o sentimento pela sua postura corporal, cabeça erguida, orelhas erguidas, lábios curvados.

Além disso, um gesto que muitas vezes pode ser confundido com felicidade é o abanar da cauda, que pode significar que o cachorro está querendo dizer: “sou superior, não mexa comigo”.

Olhar nos olhos

Os humanos aprendem muitas coisas pela visão, e o contato visual é essencial para o desenvolvimento de habilidades sociais. No entanto, em cachorros, olhar nos olhos pode ter outro significado: submissão.

Cachorros submissos evitam contato visual direto. Durante o estudo, foi observada uma tendência de encarar humanos mais do que outros.

Embora o contato visual indique a relação superior e inferior entre os cachorros, olhar para o rosto de um humano e fazer contato visual pode ser um sinal de expectativa à espera de uma brincadeira ou comandos.

Levantar e abaixar as orelhas

Outra forma de comunicação muito utilizada por cães é o movimento das orelhas. Ao levantar a orelha para cima e para baixo, o cachorro está querendo dizer “oi”.

A imagem mostra que um cachorro está querendo dizer algo com as orelhas.

Outra forma de comunicação muito utilizada por cães é o movimento das orelhas. – Foto: Divulgação/Getty Images/ND

No entanto, se as orelhas estão voltadas para frente, os animal está demonstrando concentração, motivação e confiança.

Do contrário, orelhas voltadas para trás podem significar que o cão está querendo dizer que é submisso, ou está assustado.

Mostrar a barriga

Por mais fofo que pareça, rolar de costas e expor a barriga é uma forma de comunicação usada por essa espécie.

A imagem mostra um cachorro de barriga para cima.

Por mais fofo que pareça, rolar de costas e expor a barriga é uma forma de comunicação usada por essa espécie. – Foto: Divulgação/Getty Images/ND

Segundo o estudo, esse gesto pode demonstrar um sinal de confiança, submissão. Além disso, também pode ser um convite para brincar ou um chamado para atenção.

Além dessas, existem várias outras formas do animal comunicar suas emoções aos humanos. Por isso, é preciso observar a linguagem corporal do seu cão para ajudar a entender melhor suas necessidades e o que o cachorro está querendo dizer.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.