VÍDEO: Carreta com pane nos freios escapa por pouco de colisão com carro na BR-376

Uma carreta precisou utilizar a área de escape na BR-376, em Guaratuba (PR), sentido Santa Catarina, após enfrentar uma falha no sistema de freios. O incidente ocorreu na última quarta-feira (18), no km 667,3 da rodovia, que conecta os estados de Paraná e Santa Catarina.

Carreta com pane nos freios escapa por pouco de colisão na BR-376

Carreta com pane nos freios escapa por pouco de colisão com carro na BR-376 – Foto: Arteris Litoral Sul/Divulgação/ND

Imagens registraram o momento exato em que o caminhão desgovernado chegou perigosamente próximo de um carro antes de acessar a área de escape. Apesar do susto, ninguém ficou ferido, e o veículo de passeio não chegou a ser atingido.


O veículo precisou utilizar a área de escape na BR-376, em Guaratuba; apesar do susto, ninguém ficou ferido – Vídeo: Arteris Litoral Sul/Divulgação/ND

Cinco anos de operação

A área de escape deste trecho completou cinco anos de operação em novembro. Desde sua inauguração, o dispositivo foi utilizado em 272 ocasiões, contribuindo para salvar mais 554 vidas, de acordo com a concessionária Arteris Litoral Sul.

“O objetivo da Arteris, acima de tudo, é preservar vidas. A área de escape é um instrumento essencial para evitar acidentes e mortes em nossas rodovias. Só na BR-376, no Paraná, duas áreas de escape juntas já salvaram mais de mil vidas. Se considerarmos a área de escape da Régis Bittencourt, esse número sobe para 1.246 vidas desde a implantação desses dispositivos”, afirmou Cesar Sass, diretor superintendente da concessionária.

Como funciona área de escape na BR-376?

A área de escape está posicionada na margem esquerda da pista sul, no sentido Santa Catarina, justamente para facilitar o acesso de veículos com problemas mecânicos, como falhas nos freios. A estrutura conta com:

  • Faixa de aproximação: 500 metros, com sinalização horizontal quadriculada para orientar os motoristas;
  • Caixa de cinasita: material granular similar à areia ou brita leve, com 1,1 metro de profundidade e 150 metros de extensão, projetada para reduzir a velocidade e parar o veículo em segurança;
  • Faixas laterais pavimentadas: usadas para operações de transbordo e resgate dos veículos.

Além disso, a área está equipada com duas pontes rolantes sob trilhos, capazes de movimentar até 70 toneladas, permitindo a remoção ágil dos veículos e garantindo a rápida liberação do espaço para novos atendimentos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.