Dicas de como cuidar dos pets durante as festas de fim do ano

As festas de fim de ano movimentam e influenciam toda a família, incluindo os animais domésticos. A proteção e cuidados nesta época agitada é fundamental para o bem-estar dos pets. Confira a seguir algumas dicas de como cuidar dos pets durante as celebrações.

Como cuidar do pet no final do ano: cachorro fantasiado com roupa de natal enquanto olha presente

Dicas de como cuidar dos pets durante as festas de fim do ano – Foto: Marleybones/Reprodução ND

Cuidados com a alimentação

As comemorações de fim de ano, principalmente no Natal, são famosas pelas “comilanças” com diversos pratos na mesa de jantar. Com isso, alguns tutores acabam querendo agradar os pets com petiscos ou comidas preparadas na data.

É importante lembrar que muitos dos alimentos consumidos por humanos são tóxicos para os animais, podendo até colocá-los em risco de morte.

Conheça alguns dos alimentos tóxicos para os pets

  • Chocolate e sobremesas em geral;
  • Uva e uvas passas;
  • Comidas temperadas com alho e cebola;
  • Bebidas alcoólicas;
  • Ossos em geral (peru, chester, frango e pernil suíno);
  • Espinhas de peixe e frutos do mar.

Ao oferecer essas opções para os animais domésticos, eles podem ter sintomas como vômito, diarreia, apatia, desidratação e paralisia. Caso o pet acabe ingerindo algum alimento não recomendado, é importante sempre contatar um médico veterinário.

Barulho de fogos de artifício

A queima de fogos de artifício é comum durante as festas de fim de ano, o que causa um grande incômodo nos animais, principalmente cachorros, devido aos estouros altos e à audição sensível destes animais.

Como cuidar dos pets durante a queima de fogos

  • Para proteger os ouvidos dos pets do grande barulho da queima de fogos, utilize um chumaço de algodão no ouvido dele, retirando apenas quando acabar os estouros;
  • Transmita calma e segurança para o pet, sem punições, para que o quadro de estresse não se torne ainda pior;
  • Em caso do animal ficar sozinho, mantenha-o em um ambiente fechado e seguro, em que o barulho seja absorvido com menor intensidade;
  • Mantenha janelas e portas fechadas para minimizar o volume e evitar fugas;
  • Mantenha os pets sempre com coleiras com placas de identificação com contato do tutor;
  • Medicações só podem ser utilizadas com recomendação de um médico veterinário em casos de pets com ansiedade.
Cachorro tendo orelha limpa por tutora

Como cuidar do pet: tampar ouvido dos pets com algodão ajuda durante queima de fogos – Foto: Reprodução ND

Contato com visitas em casa

É natural receber amigos e familiares em casa durante as festas de fim de ano, e com isso vale ficar atento ao comportamento do bichinho ao se ver envolto de tantas visitas.

Caso o animal seja mais tímido, retraído, é interessante avisar aos convidados de que precisam respeitar os limites do animal ou mesmo levar a reunião para outro local. Para tornar a relação mais agradável, é recomendado fazer uma interação por meio de estímulos com petiscos e sachês, presentinhos para os animais.

Cachorro comendo petisco sentado na grama

Como cuidar do pet no final de ano: petiscos são uma ótima opção de mimo natalino para os animais de estimação – Foto: CreativeCommons/Reprodução ND

Como cuidar do pet no calor

As altas temperaturas durante o verão é outro ponto de atenção. Esse período exige atenção dos tutores em como cuidar do pet. Para manter o animal confortável e freso, uma das opções é colocar pedras de gelo na tigela de água.

Os tutores que vão levar os pets para praia precisam estar atentos aos horários em que realizam os passeios durante o verão. O ideal é fazê-los antes das 10h e após 16h, uma vez que o sol pode causar queimaduras nas patas dos animais ao terem contato com o chão e areia quentes.

Como cuidar dos pets no verão: mulher sentada na areia com cachorro, em frente à prqaia

Cuidar do pet no verão exige atenção dos tutores – Foto: Alvin Balemesa/Unsplash/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.