Planejamento financeiro para o fim de ano: dicas para evitar dívidas

O Natal é uma época mágica, repleta de alegria e celebrações. No entanto, a busca pelo presente perfeito e os gastos excessivos podem transformar essa época em uma fonte de estresse, resultando em um novo ano cheio de dívidas. Apesar dos bônus de final de ano, como o 13º salário, as despesas desta época podem pesar no orçamento. Pensando nisso, a Cooperativa de Crédito Únilos preparou dicas para começar o novo ano no azul.

Segundo o Gerente de Relacionamento e Negócios da Únilos, Bruno Brindaroli Bastos, “é sempre recomendado que as pessoas planejem suas compras com antecedência e estabeleçam um orçamento claro para os presentes nesta época do ano. Dessa forma, evitam gastos impulsivos e conseguem aproveitar melhor as ofertas de fim de ano, além de começar o ano com as finanças saudáveis.”

1. Crie uma lista de presentes

O primeiro passo para organizar suas compras é fazer uma lista com os nomes das pessoas que você deseja presentear. Ao lado de cada nome, anote algumas ideias de presentes. Essa lista oferece uma visão geral do que precisa ser comprado, evitando compras por impulso. Se possível, inclua uma previsão dos valores dos presentes para um pré-orçamento. Após criar a lista de presentes, estabeleça um valor máximo que você está disposto a gastar no Natal.  

2. Pesquise preços e compare produtos

Antes de comprar qualquer presente, pesquise os preços em diferentes lojas físicas e online. Existem sites e aplicativos de comparação de preços que ajudam a encontrar as melhores ofertas e garantem que você está pagando um preço justo. Realize essas pesquisas com antecedência para ir comprando aos poucos, conforme as ofertas surgirem, evitando a correria dos dias próximos ao Natal e mantendo-se fiel ao planejamento.

3. Use o cartão de crédito com cautela

O uso excessivo do cartão de crédito pode gerar dívidas e comprometer seu orçamento no futuro. Se você possui um bom cartão de crédito, que oferece cashback ou programa de pontos, utilizá-lo pode ser uma ótima opção, desde que o parcelamento dos presentes esteja de acordo com a sua realidade financeira.

4. Fique atento aos golpes

Em época de festas, os golpistas aproveitam para aplicar fraudes, especialmente no comércio eletrônico. Verifique a reputação das lojas online antes de fazer suas compras e desconfie de ofertas muito abaixo do preço de mercado. Prefira sites conhecidos e evite clicar em links recebidos por e-mail ou mensagens de texto suspeitas.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.