Como saber se o gato está sentindo dor pela expressão facial

Saber se seu gato está sentindo dor pode ser desafiador, já que alguns casos são difíceis de identificar. Porém, um guia facial desenvolvido por especialistas pode ajudar tutores a identificar desconforto nos felinos.

A imagem mostra gatos com diferentes expressões faciais.

Um guia facial desenvolvido por especialistas pode ajudar tutores a identificar o desconforto nos felinos. – Foto: Divulgação/Getty Images/ND

Como saber se seu gato está sentindo dor

A escala facial felina é uma tabela que analisa sinais faciais e posturais dos gatos. O método é uma forma simples e eficiente de monitorar a saúde dos animais e identificar possíveis desconfortos.

O Dr. Paulo Steagall, professor associado de anestesia veterinária e analgesia na Universidade de Montreal, apresentou a escala pela primeira vez nos Estados Unidos.

A imagem mostra parte da tabela que mede se o gato está sentindo dor.

A escala facial felina é uma tabela que analisa se os gatos estão sentindo dor pelas expressões e comportamentos corporais. – Foto: Dr. Paulo Steagall/Universidade de Montreal/ND

Pesquisadores da Universidade de Montreal também categorizaram e testaram cinco aspectos principais do comportamento do gato, com base na escala.

Posição da cabeça

O primeiro dos indicadores é a posição da cabeça, um dos fatores mais importantes, segundo especialistas.

A imagem mostra um gato com a cabeça abaixada.

Caso a cabeça esteja mais baixa que os ombros, isso pode ser sinal de dor. – Foto: Divulgação/Bawwaw/ND

Uma cabeça elevada sugere bem-estar, enquanto uma posição alinhada com as costas pode indicar desconforto. Caso a cabeça esteja mais baixa que os ombros, isso pode ser sinal de dor.

Ouvidos

Outro fator relevante para identificar se o gato está sentindo dor são os ouvidos.

Segundo o estudo, se estiverem em pé, o gato não apresenta sinais de dor. Contudo, se os ouvidos estiverem curvados ou achatados, é importante observar mais de perto.

Olhos

Observar os olhos também é relevante para a avaliação. Olhos bem abertos indicam alerta, enquanto olhos meio fechados podem ser sinal de mal-estar.

A imagem mostra um gato com pupilas dilatadas.

Observar os olhos também é relevante para a avaliação. – Foto: Divulgação/Getty Images/ND

Nariz e bigodes

Também é preciso prestar atenção no nariz e nos bigodes do gato. Um nariz relaxado não sugere desconforto, mas um nariz tenso pode indicar que gato está sentindo dor.

Quanto aos bigodes, se estiverem voltados para frente, podem refletir estresse, ao contrário dos bigodes relaxados, que sinalizam calma.

Cálculo de expressões faciais

A escala facial que estuda se o gato está sentindo dor atribui notas de desconforto de zero a dois em cada um dos cinco parâmetros, com um total máximo de dez pontos.

A pontuação abaixo de cinco indica dor leve, enquanto valores maiores sinalizam dor moderada ou intensa. Nesse caso, o ideal é o tutor procurar orientação veterinária.

A escala facial que estuda se o gato está sentindo dor atribui notas de zero a dois em cada um dos cinco parâmetros. – Foto: Divulgação/Istock/ND

O criador da tabela descreveu um caso de um gato com nota nove na escala, que chegou ao pronto-socorro com cabeça baixa, orelhas achatadas e olhos fechados, apresentando dor significativa.

Por isso, observar a linguagem corporal dos felinos para identificar se o gato está sentindo dor pode melhorar a qualidade de vida e o bem-estar do animal.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.