UFSC programa desligamentos de energia para manutenção de subestações

A partir de 6 de janeiro, segunda-feira, diversas unidades da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) ficarão sem energia para manutenções preventivas e corretivas da rede de média tensão no campus de Florianópolis. Somente na Trindade, são seis setores afetados (confira no mapa a localização de cada um deles).

Setor A: Colégio de Aplicação, CFM, Morfologia, Modulados, EFI, CCE, CSE, SSI, PROEX, DAC
Setor B: Centro de Cultura e Eventos, Imprensa, AGECOM, NUMA, LED, Editora, RU, Centro de Convivência, CED, CFH, Museu, Botânica, NDI, Planetário
Setor C: Arquitetura, CDS, EGC, CERTI, LEPTEN
Setor D: CTC (A, B, C, D, E, Direção, CETEC, INEP, EMC, ENS), Reitoria I, FAPEU, Templo Ecumênico, Biblioteca Central,
Setor E: CCS, IEB e Grêmio/HU (HU não incluso)
Setor F: PU, CCB, ECV, EQA, Almoxarifado Central, Microfilmagem, Biotério, DGP

No dia 6, o desligamento vai atingir partes do Setor A (somente CCE, EFI, CFM modulados, CCB modulados), Setor B (Centro de Cultura e Eventos, Imprensa, Agecom, Numa, LED, Editora, RU, Centro de Convivência, CED, CFH, Museu, Botânica, NDI, Planetário), Setor D (Reitoria I, CTC (A, B, C, D, E, Direção, CETEC, INEP, EMC, ENS), FAPEU, Templo Ecumênico, Biblioteca Central) e parte do Setor E (somente CCS).

De 7 a 12 de janeiro, ficam sem energia partes do Setor A (somente CCE, EFI, CFM antigo, CCB antigo), Setor B (somente CED, CFH, NDI e Museu) e Setor D (somente Reitoria e BU).

De 13 a 19 de janeiro, a parada atinge partes do Setor D (somente CTC) e do Setor E (somente CCS).

De 20 a 26 de janeiro, o desligamento ocorre no Setor B (Centro de Cultura e Eventos, Imprensa, Agecom, Numa, LED, Editora, RU, Centro de Convivência, CED, CFH, Museu, Botânica, NDI, e Museu).

De 27 de janeiro a 2 de fevereiro, ficam sem energia partes do Setor F (somente CTC, CCB, Oficinas PU, Biotério, Almoxarifados e Patrimônio).

De 3 a 9 de fevereiro, os desligamentos estão programados no Setor A (somente CSE, CCJ, CFM e Colégio de Aplicação).

De 10 a 16 de fevereiro, a parada atinge o Setor C (Arquitetura, CDS, EGC, CERTI, LEPTEN).

De 17 a 23 de fevereiro, o desligamento ocorre na Estação de Maricultura da Barra da Lagoa.

Nos dias 24 e 25 de fevereiro, o CCA do Itacorubi fica sem energia; no dia seguinte, 26 de fevereiro, é a vez do Nepaq do Itacorubi.

Finalizando o mês, nos dias 27 e 28 de fevereiro, o desligamento ocorre na TV UFSC, no Centro de Florianópolis.

Confira o calendário completo.

Contatos

Em caso de dúvidas, a equipe do DMPI e da Prefeitura se encontram disponíveis através dos ramais 5980 (Coordenação CMPI), 4605 (Direção DMPI) e 3833 (Prefeitura Universitária). Também podem ser utilizados os emails [email protected] e [email protected].

Serviços

Os serviços serão realizados por uma emprese terceirizada (Contrato 053/2023), e fiscalizados pela equipe técnica do Departamento de Manutenção Predial e de Infraestrutura (DMPI/PU). O horário de execução será das 8h às 18h nos dias citados no calendário divulgado pela Prefeitura Universitária.

Durante o período, a rede deverá ser considerada energizada, e em caso de serviços de  manutenção e demais intervenções nas redes elétricas das edificações, a equipe do DMPI deverá ser necessariamente informada, visto os riscos associados.

O serviço que será executado nas subestações da UFSC consiste em realizar a limpeza geral externa das subestações (SE), incluindo isoladores, para-raios, telhados, coberturas, calhas e tubulações de escoamento de águas pluviais, paredes, portas, aberturas e janelas, removendo poeira e demais sujidades acumuladas. Também será realizada a limpeza das caixas de inspeção e de passagem externas da SE e demais componentes instalados dentro destas caixas, retirando completamente poeira, terra, galhos, folhas e demais sujidades acumuladas.

Nas Subestações Externas que abrigam posto de medição da concessionária de energia, será realizada a limpeza dos postes auxiliares do ramal de entrada, caso existente, e dos seus respectivos componentes, bem como das caixas de inspeção e de passagem externas desde o poste de derivação da rede da concessionária. Adicionalmente, será efetuada a limpeza dos seguintes componentes: isoladores, barramentos e condutores elétricos, muflas, eletrodutos, conectores, chaves seccionadoras, fusíveis, disjuntores de média tensão, relés de proteção, transformadores, transformadores de potencial e de corrente, no-breaks, QGBT e quadros elétricos, tanto interna quanto externamente, além dos sistemas de aterramento e outros componentes relevantes.

Além disso, será feita a limpeza geral interna de teto, piso, paredes, janelas, muretas entre cubículos, quadros de tela de proteção dos cubículos, canaletas, ferragens e suportes, isoladores, barramentos e condutores elétricos, muflas, eletrodutos, conectores, chaves seccionadoras, fusíveis, disjuntores de média tensão, relés de proteção, transformadores, transformadores de potencial e de corrente, no-breaks, quadros elétricos, sistemas de aterramento e demais componentes.

Nas Subestações Externas que abrigam posto de medição da concessionária de energia, será realizada também a limpeza dos componentes dos postos de medição e das caixas de medição de consumo de energia elétrica.

Nos transformadores a seco, será realizada a limpeza dos canais de circulação de ar das bobinas e entre as bobinas e o núcleo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.