Moradores afetados pelo temporal de granizo recebem mais de 14 mil telhas na Serra Catarinense

A prefeitura de Lages continua a distribuição de telhas neste sábado (4) para as famílias afetadas pelo temporal de granizo do dia 31. Mais de três mil pessoas foram afetadas pelas fortes chuvas, segundo a Defesa Civil, e 758 residências tiveram os telhados danificados.

Prefeitura realiza a entrega de mais de 14 mil telhas para afetados por temporal de granizo

Prefeitura realiza a entrega de mais de 14 mil telhas para afetados por temporal de granizo – Foto: Divulgação/PML/ND

Entrega das telhas deve continuar até segunda-feira (6)

A entrega das telhas segue o cronograma da prefeitura, que prevê a entrega dos itens entre sexta-feira (3) e a próxima segunda-feira (6). Após a tragédia, a Defesa Civil realizou o cadastro das famílias afetadas e entregou lonas para serem usadas de forma provisória.

A prefeita Carmen Zanotto declarou situação de emergência na última quinta-feira (2), após verificar os danos causados pelo temporal de granizo. O governo do Estado realiza a entrega de telhas de de fibrocimento de 4 e 6 milímetros à prefeitura de Lages.

Nesta sexta-feira foram seis mil telhas entregues e oito mil no sábado. Assim que a prefeitura recebe as telhas, ela realiza a entrega do material às famílias afetadas.

Cronograma de entrega do material

  • Roteiro para os dias 3 e 4 de janeiro: Santa Mônica, Caroba, Cidade Alta, Área Industrial, Boqueirão e Santa Cândida.
  • Bairros dentro do roteiro para os dias 4, 5 e 6: Santa Mônica, Caroba, Santa Cândida, Copacabana, Vista Alegre, Vila Maria, Santa Clara, Morro Grande, Santa Catarina, Bom Jesus, Popular, Habitação e Distrito de Índios.

Temporal de granizo assustou moradores de Lages

O temporal de granizo começou às 18h40 do dia 31 e muitas pessoas ainda não estavam em casa, como o casal Ana Lúcia de Oliveira e Geraldo de Oliveira da Silva. “Chegamos e minha irmã, que tinha ficado, estava com um guarda-chuva para se proteger dentro de casa. Uma cena lamentável, mas graças a Deus a ajuda veio rápido e o tempo está ajudando pra gente reconstruir logo e seguir em frente”, diz Ana.

Os bairros mais atingidos foram Araucária, Área Industrial, Bom Jesus, Boqueirão, Caroba, Centenário, Cidade Alta, Copacabana, Habitação, Índios, Morro Grande, Petrópolis, Popular, Santa Cândida, Santa Catarina, Santa Clara, Santa Mônica, Vista Alegre, Vila Maria e Vila Nova.

Carlos Ramos dos Santos estava se preparando com sua família para a ceia de réveillon quando o temporal de granizo começou. “Nos encostamos na parede e pedimos a Deus que logo passasse. Conseguimos salvar os móveis e eletrodomésticos cobrindo com um plástico, mas o telhado perdemos 80% dele”, relata.

Lonas foram distribuídas para serem usadas de forma provisória – Foto: Divulgação/PML/ND

Famílias que não receberam as telhas devem entrar em contato com a Defesa Civil a partir de segunda (6)

As famílias que foram afetadas pelo temporal de granizo e não conseguiram efetuar o cadastro devem entrar em contato com a Defesa Civil a partir da próxima segunda-feira (6), pela Central: (49) 3019-7477/ (49) 3019-7479, 199, ou do plantão 24h, no telefone (49) 998-36-1702.

O Secretário Executivo da Defesa Civil de Lages, Sargento Ribeiro, orienta que todos os entulhos acumulados com as substituições das telhas sejam deixados em frente às residências e posteriormente serão recolhidos pela prefeitura.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.