Bolha de calor provoca tardes de calor extremo no Brasil; confira previsão

Regiões mais ao Sul da América Latina já começaram a sentir os efeitos de uma bolha de calor que atinge o Paraguai, Uruguai, Norte e Centro da Argentina, além de diferentes estados do Brasil ao longo da semana. A partir desta segunda-feira (13), cidades ao Oeste do Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Paraná, sofrerão com temperaturas extremas, na casa dos 42ºC.

Bolha de calor trará tardes de calor intenso para o Sul e Centro-Oeste brasileiros

Bolha de calor causará tardes de calor intenso para o Sul e Centro-Oeste brasileiros – Foto:Prefeitura de Jundiaí/ND

Em Santa Catarina, as altas temperaturas chegarão acompanhadas de pancadas de chuva, com a possibilidade de granizo em algumas regiões, conforme previsão da Secretaria de Estado da Proteção Defesa Civil. No Extremo Oeste, as máximas podem chegar a 36°C.

Bolha de calor eleva temperaturas no Sul e Centro-Oeste do Brasil

Conforme previsão da MetSul Meteorologia, o calor extremo ganha força ao longo da semana, principalmente, no Oeste da Região Sul e Mato Grosso do Sul, que já têm registro de temperaturas variando entre 37ºC e 40ºC.

Ao Oeste do Rio Grande do Sul e Paraná, os termômetros ficaram na casa dos 35ºC durante o fim de semana e o forte calor deve prevalecer ao no decorrer dos dias.

A partir desta segunda, a bolha de calor deixará as tardes mais quentes nos estados mencionados, tendo máximas acima dos 35°C do meio para o fim da semana, entre quinta (16) e sexta-feira (17).

Segundo a MetSul, cidades da Grande Porto Alegre pode ter tardes com temperatura variando entre 36°C e 38°C. Na fronteira Oeste gaúcha, por causa da bolha de calor, as máximas podem chegar a 42°C.

Segundo a MetSul Meteorologia, municípios da Grande Porto Alegre podem registrar temperaturas entre 36°C e 38°C

Segundo a MetSul Meteorologia, municípios da Grande Porto Alegre podem registrar temperaturas entre 36°C e 38°C – Foto: Getty Images/iStockphoto/ND

Temporais atingem Santa Catarina

A bolha de calor que atinge os estados vizinhos deverá ter impacto, principalmente, no Extremo Oeste catarinense, mas sem a mesma intensidade. A previsão é de que os termômetros cheguem a 36°C a partir desta segunda-feira, com possibilidade de chuva para todas as regiões de Santa Catarina.

Calor pode provocar chuva de granizo em algumas regiões de Santa Catarina – Foto: Canva/ND

Conforme previsão da Defesa Civil catarinense, áreas do Litoral e Vale do Itajaí deverão sofrer com chuva isolada e ocasional, mas sem a incidência de temporais. As temperaturas devem atingir a marca de 30°C em quase todas as regiões, com exceção do Extremo Oeste, onde o calor será maior.

A partir de quarta-feira (15), as temperaturas começam a baixar em todo o estado, com máximas entre 24°C e 27°C. Algumas áreas, entre o Extremo Oeste e Planalto, podem sofrer com incidência de rajadas de vento e eventual chuva de granizo, devido ao calor combinado com umidade e a sistemas de baixa pressão em diversos níveis.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.