O peixe mais barato com vitaminas e ômega-3 que ajuda a reduzir o colesterol

Na ampla gama de opções saudáveis, a cavala se destaca com um peixe mais barato e tem um verdadeiro tesouro nutricional.

Esse alimento é muito mais do que um simples peixe oleoso, ele é abundante no Mediterrâneo e no Atlântico e uma fonte excepcional de ácidos graxos e ômega-3.

Segundo a FEN (Fundação Espanhola de Nutrição), a cavala, além de ser um peixe mais barato, é uma excelente fonte de proteína e de outros nutrientes essenciais, superando até o famoso salmão e o azeite de oliva.

na foto aparece o peixe mais barato que é rico em ômega-3 e vitaminas

O peixe mais barato que o salmão que é rico em proteínas e ômega-3 – Foto: Freepik/ND

A FEN enfatizou que ao contrário dos outros alimentos considerados “superalimentos” ou soluções milagrosas, a cavala é um peixe oleosos comum que pode ser encontrado em qualquer mercado.

Comparação nutricional entre o peixe mais barato e o salmão

Na competição pelo título de fonte mais rica em ômega-3, a cavala sai na frente. Ao contrário da crença popular, a FEN demonstrou que esse peixe mais barato supera o salmão, ao oferecer 2,35 g de ácidos graxos ômega-3 por 100 g, em comparação com os 1,64 g do salmão.

Ele supera até mesmo o azeite de oliva ao fornecer mais do que o dobro da quantidade.

na foto aparece um salmão que não é um peixe mais barato

Salmão grelhado não é um peixe tão barato assim – Foto: Reprodução/Freepik

Os benefícios da cavala para a saúde: colesterol, ossos e muito mais

A cavala, além de ser um peixe mais barato, é um aliado mais versátil para a saúde e oferece benefícios que vão desde a redução do colesterol até o fortalecimento dos ossos.

Redução do colesterol

Os ácidos graxos e ômega-3 promovem a redução do colesterol LDL e o aumento do colesterol HDL evita a formação de placas de ateroma nas artérias.

Melhoria da saúde cerebral

Graças ao seu alto teor de fósforo, selênio e vitaminas B e D, o peixe mais barato beneficia o sistema nervoso e a função cognitiva. O ômega-3 também melhora a memória, a concentração e o humor.

Facilita a perda de peso

Por não conter carboidratos e ser rico em proteínas de alta qualidade, o peixe promove a saciedade e a manutenção da massa muscular.

O ômega-3 contém propriedades anti-inflamatórias e regula o metabolismo da glicose e da insulina, além de controlar o apetite e evitar o armazenamento de gordura.

Redução da pressão arterial

O alto teor de potássio no peixe mais barato, a cavala, neutraliza o sódio, segundo estudos científicos, o que ajuda a reduzir a pressão arterial.

Melhoria da saúde óssea

Com um teor significativo de cálcio, o peixe mais barato, a cavala ajuda a combater a osteoporose, segundo pesquisa publicada no The Journal of The North American Menopause Society.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.