Nova pesquisa da Cloudera indica comprometimento das empresas com IA e open-source

 

Entre as empresas entrevistadas, a maioria (92%) revelou ter orçamento dedicado para projetos de IA. Além disso, 44% delas já implementaram casos de uso de IA em seus processos de produção;

Visando o médio e longo prazo, 80% das empresas afirmaram que seguirão investindo em tecnologias de open-source nos próximos 3 anos;

61% das empresas planejam migrar mais dados para a nuvem dentro de 1 a 3 anos, e 38% consideram a migração de dados da nuvem de volta para o ambiente on-premise no mesmo período;

Dentre todas as empresas entrevistadas, 73% afirmaram que utilizam um ambiente híbrido (nuvem e on-premise). E 62% operam com mais de um provedor de nuvem (multicloud);

A maioria (91%) concorda que a manutenção de colaboração entre todos os ambientes tecnológicos é uma tarefa complexa.

O levantamento, encomendado pela Cloudera e conduzido pela Coleman Parkes Research, aponta que 92% dos entrevistados relataram que a empresa possui orçamento dedicado para projetos de IA, destacando a crescente importância dessa inovação na estratégia de negócios. Na mesma pesquisa, 44% dizem já ter casos de uso de IA em produção, indicando uma rápida adoção da tecnologia. A pesquisa, realizada entre junho e agosto de 2023, teve como objetivo analisar o panorama atual da gestão de dados e Inteligência Artificial (IA) nas empresas.

O estudo ainda revela que 28% das organizações esperam um aumento de mais de 10% nos gastos com projetos de IA nos próximos 12 meses, refletindo um compromisso contínuo em impulsionar a transformação digital por meio da IA. Nesse sentido, 80% das empresas planejam continuar investindo em tecnologias de open-source nos próximos três anos, destacando a confiança crescente no poder da comunidade de código aberto para impulsionar a inovação e proporcionar maior segurança e transparência.

“É inspirador ver que a maioria das empresas está comprometida com tecnologias de open-source, cuja colaboração e velocidade de inovação são imbatíveis, neste que é o mercado mais fascinante do século, com o potencial de mudar o curso da história”, comenta Rubia Coimbra, Vice-Presidente da Cloudera para a América Latina.

Quando se trata de estratégias de armazenamento de dados, 61% dos entrevistados disseram que planejam migrar mais dados para a nuvem dentro de 1 a 3 anos, enquanto 38% estão considerando a migração de dados da nuvem de volta para o armazenamento local durante o mesmo período. De acordo com Rubia, esse equilíbrio reflete a necessidade de flexibilidade e adaptação às demandas que estão em constante evolução.

Além disso, 73% das organizações relataram utilizar um ambiente híbrido, combinando armazenamento em nuvem pública e privada e demonstrando uma abordagem integrada à gestão de dados. Por outro lado, 62% das empresas adotaram um modelo multicloud, operando com dois ou mais provedores de nuvem. Ainda nesse aspecto, para 91% dos entrevistados, manter todos os ambientes tecnológicos em colaboração – com harmonia e governança adequada – não é uma tarefa simples, sugerindo a necessidade de uma abordagem estratégia e cuidadosa.

Rubia enfatiza, ainda, a importância do open-source: “A Cloudera continua líder de um ecossistema vibrante de open-source. Anos se passaram e o nosso comprometimento com a comunidade permanece o mesmo. Afinal, é o que nos permite continuar inovando e resolvendo problemas relevantes da sociedade.”

Metodologia da pesquisa

Conduzida entre junho e agosto de 2023 pela Coleman Parkes Research, a pesquisa da Cloudera avaliou, no Brasil, opiniões de 300 tomadores de decisão de TI responsáveis pela análise de dados e ferramentas em organizações com mais de mil colaboradores.

Os principais resultados do estudo foram revelados durante o Evolve 23, evento realizado em setembro de 2023 pela Cloudera, em parceria com AWS, IBM e Intel, em São Paulo (SP). O encontro reuniu líderes empresariais e profissionais da área de dados para abordar estratégias de dados para a transformação de negócios, solução de problemas de forma criativa e contribuição à comunidade.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.