7 dicas para proteger o seu carro (e você) durante temporais e enchentes

Devido ao calor e a temperaturas elevadas nessa época do ano, o verão costuma ser de bastante chuva em vários lugares do Brasil.

Os danos materiais são enormes e acabam trazendo preocupações a todos, principalmente para pessoas que perdem os carros, que são engolidos por água e lama das enchentes, nessa situação.

Mas existem sempre as dicas valiosas para proteger o seu carro e você durante situações de temporais pesados e enchentes. Essas dicas podem inclusive salvar a vida do motorista e de seus passageiros.

na foto aparece um carro em uma enchente e motorista tenta proteger o seu carro

Carro debaixo de fortes chuvas e enchente – Foto: Freepik/ND

7 dicas para proteger o seu carro e você durante enchentes

1. Evite ruas que costumam alagar

Antes de mais nada, procure evitar ruas que costumam alagar. Dessa forma você evita ser surpreendido. A justificativa é simples: a água costuma escoar para áreas mais baixas e subir em questão de minutos.

2. Se a água te pegou, consulte os pontos de alagamento e tente fugir das vias inundadas

Se a água te pegar, é sempre bom consultar através do rádio do carro ou do celular mesmo os pontos de alagamento na cidade.

na foto aparecem carros e ruas totalmente alagas. uma dica para proteger seu carro é fugir de ruas alagadas

Alagamentos foram registrados em diversos pontos da cidade – Foto: Divulgação/Prefeitura de Praia Grande/ND

É importante nessa situação tentar fugir das vias inundadas. Lembre-se de fazer isso com o carro estacionado e não ande até saber qual a situação exata.

3. Isso só vale se a água estiver na metade de baixo da roda

Mais uma dica que pode proteger o seu carro e você de enchentes é que sempre é importante também entender que essa dica só vale se a água estiver na metade de baixo da roda. Para saber o nível da água, é bom observar os carros ao redor.

4. Acelere o máximo que puder para sair de uma rua alagada

Outra dica para proteger o seu carro e você é como sair de ruas alagadas. É preciso engatar a primeira marcha e acelerar o máximo que puder.

A intenção para proteger seu carro e você é não deixar que a água entre pelo escapamento. Isso faz com que o carro ‘afogue’. Se isso acontecer, não tente ligar o carro de novo.

5. Quando a água está acima da metade da roda, abandone o carro

Tente sair do carro e ir para a calçada. A água vai começar a entrar no veículo e ele pode flutuar.

6. Desligue o carro

Se a água já passa da metade da roda e segue aumentando, as rodas começam a perder contato com o chão e o carro pode ser levado pela correnteza.

Uma dica para proteger o seu carro e você nessa situação é desligar o carro. Mais importante que o veículo é a vida dos motoristas e dos passageiros.

7. Se a água subiu e a força da água não permite a abertura da porta: Ligue para os bombeiros, pelo 193.

Uma outra dica para proteger o seu carro é abrir a janela e subir em cima do carro para que um helicóptero ou um bote de resgate possa encontrar você.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.