Olhos do mundo voltados para a posse de Trump

Donald Trump – Foto: REUTERS/Eric Thayer/Direitos Reservados

A posse do presidente dos Estados Unidos nesta segunda-feira (20), está sob o olhar do mundo. E claro, dos brasileiros. O ex-presidente Jair Bolsonaro, que teve a liberação do passaporte negada, irá assistir tudo de longe. Há muita curiosidade sobre comportamentos a partir de agora, especialmente do território norte-americano, com relação ao Brasil. A decisão do ministro Alexandre de Morais não passará despercebida, e não será novidade de que o fato possa gerar alguma confusão diplomática. Entre os argumentos para não liberar o passaporte, o da possibilidade de fuga e a falta de provas de que o convite era mesmo oficial. Resta saber o que ou para quem irá sobrar isso tudo. Aliados de Trump, não gostaram nada da decisão de Xandão. Nos bastidores, gente ligada ao novo governo americano chamou a decisão de “armamentização” da justiça para atingir adversários políticos. A questão virou pauta em grandes veículos americanos.

Taça do Catarinense homenageia os 100 anos de emancipação de Criciúma

Prefeito e vice de Criciúma estiveram no Estádio neste domingo e agradeceram à FCF pela nomeação da taça pelos 100 anos de emancipação do município – Foto: Ascom PMC

O Governo de Criciúma manifestou gratidão à Federação Catarinense de Futebol (FCF) pela homenagem que nomeou a taça do Campeonato Catarinense Fort Atacadista 2025 como “Taça Criciúma: 100 Anos de Emancipação”.  O gesto, que enaltece o centenário do município, foi celebrado neste domingo (19), no Estádio Heriberto Hülse, durante a estreia do Criciúma Esporte Clube na competição, que também se sagrou campeão da Recopa Catarinense.

Aliás, ao longe, há quem não esteja entendendo a comemoração dos 100 anos, uma vez que a fundação de Criciúma tem 145 anos. Verdade. Todo esse tempo remonta da época da colonização, com a chegada dos italianos, entre outros motivos. A data é comemorada no dia 6 de janeiro, justamente num dia complexo que vem logo depois da virada do ano, pouca gente na cidade. Enfim, por ser uma região praiana as pessoas vão exatamente curtir o verão, as férias e seguem para as praias, deixando a cidade sem clima para qualquer comemoração.

Data da emancipação

Eis que surgiu então uma ideia interessante, de parte do ex-prefeito Clésio Savaro, em trazer a celebração para o dia 4 de novembro, na data de emancipação político-administrativa, que que completa em 2025, 100 anos. A primeira comemoração ocorreu em 2023, na celebração dos 98 anos, marcada por muitas inaugurações de obras, bem ao estilo de Salvaro. No ano passado, devido ao período eleitoral e de toda a questão judicial envolvendo Clésio, que, inclusive, acabou sendo preso, não foi possível uma organização para celebrar a data como deveria. Seja como for, agora, com a eleição de Vagner Espíndola, e que representa a continuidade da gestão anterior, está na meta deste ano realizar um grande evento comemorativo ao centenário, com várias atrações e também entregas de obras. O 6 de janeiro até irá continuar sendo lembrado, mas com uma comemoração local, mais simbólica. Resumidamente, a decisão da FCF em homenagear a emancipação de Criciúma dando a nomeação da Taça do Catarinense 2025, em honra aos 100 anos, da importante data, é recheada de méritos.

Agradecimento

O prefeito Vagner Espíndola e o vice-prefeito Salésio Lima, junto ao presidente da Comissão dos 100 Anos, Arleu da Silveira, destacaram a importância do gesto, que reforça a contribuição de Criciúma para o desenvolvimento do estado e do futebol catarinense. A oficialização da nomeação ocorrerá em cerimônia pública, com data a ser confirmada.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.