Especialista afirma sobre Sheherazade na Fazenda: “mulheres são mais julgadas quando se posicionam assertivamente”

A forma como Rachel Sheherazade se posiciona e se comunica no reality A Fazenda tem sido alvo de polêmicas. Após uma participante eliminada criticar o comportamento da jornalista, muitos rebateram, mas antes mesmo da participação no programa, os discursos da peoa já davam o que falar.

Micarla Lins, especialista em oratória e mentora de empresárias multimilionárias e influencers com milhões de seguidores, avalia a forma como Rachel fala e conta que é bastante comum que uma mulher que sabe se posicionar com mais firmeza e assertividade seja taxada de “agressiva”.

“O que a Raquel Sheherazade está mostrando é uma aula de comunicação e posicionamento. Tem algumas características na comunicação da Rachel que vão desde técnicas muito simples até técnicas muito profundas que fazem com que ela tenha uma comunicação assertiva e elegante”, comenta Micarla.

O primeiro ponto que pode ser notado pelo público é que Rachel não utiliza nenhum vício de linguagem na comunicação, como as expressões ‘né’, ‘tipo’ ou aquele ‘é’ mais prolongado e pausas muito longas. “Ela sempre fala de forma muito clara e confiante”, comenta a especialista.

Já a segunda técnica de comunicação e oratória que a peoa utiliza é não falar com gírias para que a linguagem fique ainda mais clara e, dessa forma, as pessoas conseguem entender 100% do que ela está falando e perceber o teor de seriedade que a participante quer passar na mensagem. “Apesar de ela estar ali com diversas pessoas, de diversos estados diferentes, é possível observar que ela não usa gírias como ‘cara’, ‘mano’ e coisas que são muito específicas de determinadas regiões, o que faz com que cada vez mais pessoas se sintam conectadas a ela e a sua mensagem”, diz Micarla.

Uma terceira técnica presente é falar de forma confiante e assertiva. “Talvez por isso ela esteja sendo tão atacada dentro da casa, porque infelizmente quando nós mulheres nos posicionamos de forma assertiva e não de forma agressiva, existe uma tendência a sermos muito mais julgadas. É possível perceber na comunicação da Rachel que ela sabe modular o tom de voz que está usando, que mantem a calma e que não desce para o nível do oponente ainda que ele a esteja atacando”, ressalta.

Para a profissional em comunicação, Rachel mantém aquele padrão para que de fato as pessoas continuem levando a mensagem dela a sério. “Percebemos que ela usa com maestria uma frase do Desmond Tutu, vencedor do prêmio Nobel da Paz de 1984, que fala ‘não levante a sua voz, melhore os seus argumentos’. Ou seja, ela não tem a necessidade de aumentar o tom ou de gritar com outras pessoas na casa porque tem muita confiança sobre o que ela está fazendo”, avalia Micarla.

Por fim, uma quarta técnica mais elaborada de oratória usada pela peoa, que pôde ser notada mais de uma vez em discussões dentro da casa, é enumerar e elencar de forma clara o que aconteceu com o máximo possível de detalhes para que as pessoas entendam que o que ela está falando é a verdade. “Quando trazemos muitos detalhes sobre coisas que aconteceram, sobre com quem nós estávamos, como nós estávamos e como era a situação, aumenta a percepção sobre a veracidade da informação. Inclusive é um gatilho mental conhecido como gatilho da especificidade”, explica a especialista, que finaliza: “para mim, o que a Rachel está fazendo na Fazenda é mostrar para milhares de mulheres, ao vivo, que nós podemos e devemos ter uma comunicação elegante e assertiva e que de fato a gente não precisa sair do nível do debate saudável em si para que as pessoas escutem e respeitem uma opinião diferente. Então a postura que ela mantém, os gestos corporais, o tom de voz, a forma com que ela traz os gatilhos mentais na fala dela, se continuar dessa forma, com toda certeza pode fazer com que ela vire a campeã”, finaliza Micarla.

 

Por Micarla Lins

Adicionar aos favoritos o Link permanente.