Mentor e psicanalista fala sobre depressão e falta de cuidado com as lideranças nas empresas

O local de trabalho é onde passamos a maior parte do nosso tempo, e, como tal, deve ser um ambiente que promova a saúde, o bem-estar, o crescimento pessoal e profissional. No entanto, muitos trabalhadores enfrentam realidades tóxicas que podem afetar todos os âmbitos da vida de uma pessoa.

O psicanalista e mentor, especializado no assunto, Rafael Cobra, explorou os efeitos de um ambiente de trabalho tóxico, desde a liderança e todas as outras camadas dos colaboradores. Pesquisas mostram o aumento do índice de demissões devido à ansiedade e à depressão.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 264 milhões de pessoas sofrem de depressão e ansiedade causando uma perda de US$1 trilhão na economia mundial todo ano. O stress na liderança acarreta consequências negativas em nível organizacional, e uma gestão de cargo ineficaz.

Um ambiente tóxico é caracterizado por comportamentos, práticas e políticas que prejudicam o bem-estar dos funcionários. Isso pode incluir assédio, discriminação, excesso de carga de trabalho, falta de apoio, falta de reconhecimento e uma cultura organizacional negativa. Os efeitos de tal ambiente podem ser devastadores.

Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa e Política da Saúde Mental (IPPSM) revelou que, nos últimos cinco anos, as demissões atribuídas a problemas de saúde mental triplicaram em relação ao período anterior. Isso aponta para a gravidade da situação e a necessidade urgente de abordar a saúde mental no local profissional.

Mas, segundo Rafael Cobra, uma maneira eficaz de combater essa realidade, em um ambiente de trabalho, é a implementação de programas de apoio à saúde mental dos funcionários, incluindo serviços de psicanálise.

Abaixo, Rafael descreve algumas razões e suas importâncias:

Identificação e Prevenção: Profissionais de psicanálise podem ajudar a identificar problemas de saúde mental antes que eles se tornem graves. Isso permite a intervenção precoce e a prevenção de crises.

Apoio Individualizado: A psicanálise oferece suporte individualizado, permitindo que os funcionários expressem suas preocupações, ansiedades e medos de forma confidencial. Isso pode ajudá-los a desenvolver estratégias de enfrentamento e a se sentirem ouvidos.

Redução do Estigma: Ao oferecer serviços de psicanálise no local de trabalho, as empresas podem contribuir para a redução do estigma em torno da saúde mental. Isso encoraja os funcionários a buscar ajuda quando necessário.

Melhoria do Clima Organizacional: O acesso a serviços de psicanálise pode melhorar a cultura organizacional, demonstrando que a empresa se preocupa com o bem-estar de seus colaboradores. Isso pode levar a uma maior satisfação no trabalho e a um ambiente mais saudável.

Atualmente, a reputação da empresa está relacionada a muitas questões relevantes, entre elas, a preocupação e atuação efetiva com as medidas em relação ao meio ambiente, sustentabilidade, terceiro setor, e claro, saúde mental dos colaboradores. Mas, e os líderes?

”Fala-se muito de equipe, mas a figura que está no topo de uma hierarquia, normalmente, não é analisada atentamente. Quase nunca, o olhar cuidadoso em cima das atitudes – negativas ou positivas – desses líderes é efetivo. Achar soluções eficazes para quem pratica a má conduta, e para quem sofre, ajudaria não só no desenvolvimento pessoal de cada um,  mas, principalmente, no relacionamento em grupo. Eu já vi muitos casos, onde um líder oprimia a equipe porque precisava entregar ótimos resultados, mas ele era totalmente inseguro, e não conseguia agir de uma maneira inteligente e assertiva. E, na grande maioria desses casos, as pessoas não são ruins, elas apenas não sabem gerir seus comportamentos quando estão em grupo ou quando estão sob pressão – o que acontece quase que diariamente. E isso não é um problema de uma ou duas empresas, a grande maioria apresenta relatos de abuso de poder e assédio. Esse cenário é tão comum, que é visto em setores públicos e privados, ou seja, é um fato, e que precisa ser olhado. E se bons profissionais da área da saúde mental fossem inseridos para cuidar desses aspectos pessoas, que refletem 100% no profissional, todos sairiam ganhando, principalmente a organização”, dispara Rafael Cobra.

A pesquisa mencionada anteriormente, enfatiza a gravidade do problema. É fundamental que as organizações reconheçam a importância da saúde mental de seus funcionários e implementem programas de apoio, incluindo serviços de psicanálise. Isso não apenas ajuda os trabalhadores a enfrentar desafios emocionais, mas também contribui para a criação de ambientes de trabalho mais saudáveis, produtivos e acolhedores. O investimento na saúde mental dos colaboradores é, em última análise, um investimento no sucesso a longo prazo da empresa, além de contribuir para a redução das demissões causadas por questões de saúde mental.

Por Rafael Cobra, O especialista auxilia pessoas em 13 países e já ajudou diretamente mais de 20 mil pessoas com temáticas que refletem na vida pessoal e no corporativo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.