Série especial sobre o ‘Censo do Autismo’ estreia segunda (3) no Band Cidade

Imagem: TVBV/REprodução

Reportagens irão explorar os desafios da população com TEA e a criação de um banco de dados em SC

Em Santa Catarina, estima-se que 32 mil pessoas estejam enquadradas no Transtorno do Espectro Autista (TEA). O número real de pacientes diagnosticados poderá ser descoberto a partir de uma iniciativa firmada entre a Assembleia Legislativa (Alesc), Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e a Associação de Amigos do Autista (Ama), de elaborar um banco de dados de pessoas com TEA.

Inspirada neste projeto, estreia nesta segunda-feira (3), no Band Cidade da TVBV, a série de reportagens especiais “Censo do Autismo: Um caminho para a inclusão”. Serão cinco matérias explorando a importância deste Censo e as reflexões sobre os desafios enfrentados pela população enquadrada no TEA em Santa Catarina.

 

Segundo Gabriel Philippi, repórter que irá guiar os espectadores por essa série especial, as reportagens têm como objetivo expor os desafios dessas famílias. “Desde a questão do diagnóstico, do tratamento, o dia a dia dessas famílias, até chegar no censo do autismo, que foi justamente o nosso pontapé inicial da nossa pauta”, explica.

Para o jornalista, esse banco de dados é essencial para a elaboração de políticas públicas eficientes que promovam a inclusão dessa parcela da população. “Antigamente, as crianças não tinham o diagnóstico, tanto que hoje temos o diagnóstico de muitas pessoas já adultas. Hoje, o TEA de muitas crianças é identificado porque se tem dado atenção a esse tema. Mas o que acontece é que não existe um levantamento preciso no país. Então a expectativa é justamente que esse censo consiga dar luz a essas famílias aqui no estado”, acrescenta Gabriel.

Assista ao teaser

A série “Censo do Autismo: Um caminho para a inclusão” vai ao ar entre esta segunda e sexta-feira (7) no Band Cidade, a partir das 18h50 na TVBV. Reportagem de Gabriel Philippi, produção de Crisitne Luiz, imagens de Marcio Fragoso e Leonardo dos Santos, edição de texto por Rodrigo Cardozo, edição de imagem por Maycon de Souza e direção de Leo Pereira.

           

             

Adicionar aos favoritos o Link permanente.