Na Presidência da Alesc, Julio Garcia fala em relação harmônica entre os poderes

Além disso, o deputado garantiu aos seus pares que todos terão voz e voto / Foto: Rodolfo Espínola / Agência AL

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina elegeu, no início da tarde deste sábado (1/02), o novo presidente da Casa. Embora sendo um nome de consenso, a votação não foi unânime, pois, o deputado Sargento Lima (PL), absteve-se. Outros dois deputados, Antídio Lunelli (MDB) e Ivan Naatz (PL), não registraram voto, mas justificaram ausência. Foram, portanto, 37 votos declarados e abertos, a favor. Após a votação, Julio Garcia imediatamente ocupou foi conduzido à cadeira da Presidência. No breve discurso, lembrou que foi eleito presidente há 20 anos atrás, e que mais uma vez, assume com o mesmo entusiasmo. Citou que irá atuar numa relação respeitosa. Todos terão espaço para a voz e o voto. O novo presidente, assumiu também o compromisso de ter uma relação harmônica entre todos os poderes, porém, evidenciando a necessidade de uma atuação independente.

Mesa Diretora eleita com 38 votos e duas ausências

Presidente – deputado Julio Garcia (PSD);

1º vice-presidente – Fernando Kreling;

2º vice – presidente– Padre Pedro Baldisera (PT);

1ª Secretaria – Ana Campagnollo (PL);

2ª Secretaria -Marcos da Rosa (União Brasil);

3ª Secretaria – Lucas Neves (Podemos);

4º Secretaria – Oscar Gutz (PL).

Os trabalhos da Casa recomeçam na próxima terça-feira (4), com a presença do governador Jorginho Mello (PL) para a mensagem de abertura do novo ano do Legislativo.

Davi Alcolumbre é o novo presidente do Senado

Davi, ao lado de Rodrigo Pacheco, comemora eleição no Plenário do Senado
Andressa Anholete/Agência Senado

Diferente do que se viu na eleição do Presidente e Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), de forma aberta e transparente, o senador Davi Alcolumbre (União-AP), foi eleito. Os votos feito às escondidas, não tem outra forma de definir. Ele teve 73 votos para um mandato que vai até fevereiro de 2027. Alcolumbre sucede o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que comandou a Casa nos últimos quatro anos. Esta é a segunda vez que ele ocupa a Presidência do Senado. O Senador comandou a Casa pela primeira vez entre 2019 e 2021. Os senadores Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) e Eduardo Girão (Novo-CE), que também disputavam o cargo, obtiveram 4 votos cada um. Os senadores Marcos do Val (Podemos-ES) e Soraya Thronicke (Podemos-MS) renunciaram a suas candidaturas durante a reunião preparatória. Resta saber agora, qual será a forma com que vai conduzir o Senado, se pelo continuismo e a inoperância de Rodrigo Pacheco (DEM – MG), ou dará abertura às verdadeiras demandas do povo brasileiro. (Fonte: Agência Senado).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.