Catamarã que sofreu acidente retoma passeios em Florianópolis

Embarcação passou por reparos e voltou a realizar passeios nesse domingo (30)
O catamarã que sofreu um acidente em Florianópolis, no começo do mês, retomou os passeios pela baía da Beira-mar Norte neste domingo (30). Para voltar às atividades, a embarcação precisou passar por consertos e nova vistoria da Capitania dos Portos de Santa Catarina (CPSC). Apesar disso, a causa da colisão que assustou os passageiros do barco ainda não foi esclarecida pelas autoridades ou responsáveis pela embarcação.
Catamarã retomou passeios por Florianópolis neste domingo (Foto: Divulgação/Três Fronteiras Turismo Náutico)

Catamarã retomou passeios por Florianópolis neste domingo (Foto: Divulgação/Três Fronteiras Turismo Náutico)

Conforme a empresa Três Fronteiras Turismo e Navegação, proprietária do “Kattamaran III”, a situação do barco foi regularizada junto à Marinha do Brasil e ele se encontra em condições para realizar novos passeios. Para isso, o catamarã passou reparos em um estaleiro em Navegantes, no Litoral Norte de Santa Catarina. Já a liberação para retornar ao mar foi concedida pela Capitania dos Portos com a emissão de um novo Certificado de Segurança da Navegação.
Com isso, as saídas diárias do catamarã serão feitas no trapiche da Beira-mar Norte, onde também fica a bilheteria para aquisição de ingressos. Os passeios com capacidade para 250 pessoas acontecem todos os dias, às 12h, às 15h e às 17h30. O valor da atração, sem refeição inclusa, é de R$ 180.
Catarinenses com viagens adiadas relatam frustração com Hurb em meio à crise da empresa
Apesar do serviço ter sido retomado, a causa do acidente que prejudicou o casco da embarcação ainda não foi esclarecida pela empresa ou autoridades. Um Inquérito sobre Fatos e Acidentes da Navegação (IAFN) foi instaurado para verificar as circunstâncias e responsabilidades do ocorrido, mas o prazo de encerramento é de 90 dias.
O que se sabe sobre o acidente do catamarã
A embarcação “Kattamaran III”, que promove passeios turísticos pela Ilha de Santa Catarina, sofreu um acidente enquanto realizava um passeio noturno pela Baía Norte da Capital na noite de 11 de abril.
O catamarã estava nas proximidades da ilha dos Guarazes e bateu contra uma pedra. Com a força do impacto, a ponta do casco da frente foi amassada, porém a estrutura não foi comprometida. O barco conseguiu retornar com os passageiros à terra firme, acompanhado por uma embarcação do Corpo de Bombeiros, mas foi interditado para navegação imediatamente.
Via Expressa Sul em Florianópolis tem trânsito bloqueado a partir do feriado do Dia do Trabalhador
No dia seguinte ao incidente, a Marinha constatou que havia “risco para a segurança da navegação e a salvaguarda da vida humana no mar” em uma inspeção. Com essa justificativa, a embarcação foi “apreendida, sendo retirada do tráfego e navegação, até que as avarias sejam sanadas”.
Com relação ao local onde aconteceu o acidente, a Capitania dos Portos afirmou que “não há registro de poluição hídrica”, porém não deu detalhes sobre a retirada de destroços do mar.
As autoridades instauraram um Inquérito sobre Fatos e Acidentes da Navegação (IAFN) para verificar as causas, circunstâncias e responsabilidades do acidente. O prazo para o encerramento do procedimento administrativo é de 90 dias.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.