Tucano morto é símbolo da luta do movimento contra a construção de empreendimento

As comunidades da Costa de Dentro, Açores e Pântano do Sul lutam contra a construção de empreendimento imobiliário na região.

O Loteamento da empreiteira Santa Clara, previamente embargado em 2018 pelo alto impacto ambiental, teve liberação em 2020 e retomou às obras no último dia 14 de julho de 2021.

Trata-se de uma área de quase cem mil metros quadrados (9,2 hectares), localizada entre a Praia dos Açores e a Costa de Dentro no Sul da Ilha de Florianópolis, é local da construção de um empreendimento com 202 lotes.

Pedro Henrique foi um dos primeiros que postou sobre o tema nas redes sociais, a postagem do dia 15 trazia um vídeo comovente do biólogo, indignado ele segurava um Tucano morto e cobrava uma resposta das autoridades. Este grito de socorro se espalhou pelas redes sociais, compartilhamentos de Vereadores, Associação de Moradores e principalmente dos moradores.

Os moradores comentam terem sido surpreendidos com violenta devastação da vegetação, onde tratores, pedras e concreto, rapidamente arrasaram a vegetação, sem os devidos protocolos de preservação e manejo de espécies exigidos pela legislação, provocaram a morte de aves como gralhas, tucanos e papagaios. E ainda aterraram a nascente do Aquífero do Pântano do Sul, comprometendo o lençol freático do antigo sistema artesanal que abastece 199 residências e cerca de mil pessoas.

A mobilização da comunidade da Costa de Dentro, Açores e Pântano do Sul, órgãos ambientais e Justiça, conseguiu a suspensão provisória das licenças em decisão recente (22/06), do juiz da 3ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Florianópolis – Rafael Sandi. A liminar solicitada pela empreiteira na terça-feira (22) foi rejeitada pela Justiça.

Ofício do IMA: “Considerando o princípio da precaução e da autotutela, determino a imediata suspensão das licenças AUC 390/2021, da Lai 4757/202 e n 04.960.661/0001-10 até nova avaliação dos processos pelo órgão ambiental, em consequência fica imediata determinada a paralisação das obras no local”.

Duas manifestações foram realizadas nesta quarta-feira (23) em torno do empreendimento.

Seguimos de olho.

Fotos e Vídeo: via facebook de Eugênio Luiz Gonçalves
Redação DuCampeche

DuBairro, DuBairroInfraestrutura,

Adicionar aos favoritos o Link permanente.