

Trechos críticos serão contemplados pelas áreas de escape – Foto: Mauricio Vieira/Secom/Divulgação/ND
As áreas de escape da Serra Dona Francisca, inéditas em Santa Catarina, devem começar a ser construídas em breve. A assinatura da ordem de serviço, que ocorreu na última segunda-feira (14), foi o primeiro passo para o início dos trabalhos.
O prazo para construção dos dois dispositivos de segurança está previsto em 12 meses. Assim, contando a partir da assinatura da ordem de serviço, a empresa vencedora da licitação deve entregar a obra em meados de abril de 2026.
O orçamento para a obra está estimado em aproximadamente R$ 35 milhões, e recebeu um desconto de 0,21% da empresa contratada, que é a Construtora Luiz Costa. A empreiteira foi contratada após outras duas licitações frustradas.
Áreas de escape ficarão em pontos críticos
A primeira área de escape ficará no km 15 da Serra Dona Francisca, exatamente onde um caminhão com ácido sulfônico tombou no dia 29 de janeiro de 2024. O segundo dispositivo ficará no km 17
Para a construção de uma das áreas de escape, será refeito o traçado da SC-418, próximo ao km 17. Com isso, a curva neste ponto da Serra Dona Francisca fará um novo trajeto, enquanto a área já pavimentada será utilizada para a construção do dispositivo de segurança.