Hugo Calderano derrota número 1 do mundo e é campeão mundial

Brasileiro enfrentou o atual líder do ranking mundial, Lin Shidong, e venceu por 4 sets a 1; título mundial é inédito para o Brasil

Hugo Calderano venceu a Copa do Mundo de tênis de mesa neste domingo (20), em Macau, na China. Ele disputou a final contra o número 1 do ranking mundial, o chinês Lin Shidong, e venceu por 4 sets a 1.

Calderano é o primeiro mesa-tenista de fora da Ásia ou da Europa a vencer a Copa do Mundo de tênis de mesa e garantiu uma inédita medalha para o Brasil.

O brasileiro ganhou a decisão com ótimo nível, dominando quase toda a partida, e fechando em 4 sets a 1, parciais de 6/11, 11/7, 11/9, 11/4 e 11/5.

Calderano deixa a China orgulhoso de seu desempenho e com uma campanha memorável. O brasileiro se tornou o primeiro campeão masculino não asiático ou europeu a disputar e ganhar uma final do Mundial na história. Foi também a primeira final da carreira do chinês, que assumiu a primeira posição do ranking em fevereiro, aos 20 anos.

O número 5 do mundo no ranking da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) tinha como melhor colocação as quartas de final em 2019. Neste ano, depois de cinco vitórias consecutivas – sobre o canadense Eugene Wang (65º), os japoneses Yukiya Uda (30º), Hiroto Shinozuka (29º) e Tomokazu Harimoto (3º) e o chinês Wang Chuqin (2º), encarou o maior desafio de sua carreira diante de Shidong, líder do ranking mundial, e não se intimidou.

Calderano derrubou todos os favoritos e não foi diferente com o jovem chinês. Frio, técnico e agressivo, o carioca de 28 anos atropelou o rival líder do ranking com uma apresentação magistral e fez Shidong parecer uma mesatenista comum.

“Não imaginava ganhar do número 3, do número 2, do número 1. É muito louco para mim colocar meu nome na história do tênis de mesa mundial. Mas trabalhei muito, sempre acreditei em mim” Calderano disse que viu todas as mensagens de apoio e se emocionou ao lembrar que há poucos meses ainda estava mal e tentando se reerguer por não ter conquistado uma medalha na Olimpíada de Paris, na qual parou nas semifinais.

Como habitual, Calderano reagiu dentro da partida. Não começou bem o primeiro set e foi dominado pelo chinês, que deu o ritmo das trocas, e fechou em 11/6. Se reergueu na segunda parcial e deixou o número 1 do mundo desconfortável. Seus saques começaram a encaixar e o brasileiro passou a controlar os pontos até fechar a parcial com certa tranquilidade, por 11/7, e empatar a partida.

Seguiu melhor o carioca no duelo, tanto que abriu 3 a 0 no terceiro set. Mas o rival subiu de nível, se aproximou e liderou o placar. No entanto, Calderano, em um jogo de alternâncias, encontrou forças para virar e fechar o set mais equilibrado da partida em 11/9.

Na quarta parcial, Calderano se soltou, foi dominante desde o início e atropelou o chinês, deixando o oponente acuado e perdido. A exibição magistral do brasileiro garantiu que fechasse o set com bastante tranquilidade, em 11/4.

A ansiedade fez o brasileiro baixar o nível no quinto set e ver o chinês dominar o início da parcial. O pedido de tempo, porém, fez bem a Calderano, que se recompôs, voltou a liderar o placar, abriu vantagem e confirmou a vitória e o título histórico na China que pôs o Brasil no topo do tênis de mesa.

           

             

Loja de shopping perde estoque após incêndio

Ocorrência foi registrada na noite deste sábado (19); ninguém ficou ferido

Um incêndio atingiu uma loja do Shopping Via Catarina, em Palhoça, na noite deste sábado (19). A ocorrência foi registrada enquanto o local estava em funcionamento, por volta das 20h40, e clientes precisaram ser retirados às pressas para combate do incêndio. Ninguém ficou ferido e a loja, cujo depósito foi atingido, perdeu praticamente todo o estoque.

Continue lendo

Loja de shopping perde estoque após incêndio

Adicionar aos favoritos o Link permanente.