

Câmbio manual pode voltar em carros com transferência automática de marchas – Foto: Pixabay/ND
Uma patente da fabricante norte-americana de carros Ford revelou que a empresa está desenvolvendo um câmbio manual falso em carros automáticos.
Com o título “Conjunto de câmbio para veículo elétrico”, a patente incluía diagramas mostrando um caminho de câmbio padrão H de seis velocidades. A marca observou que motoristas de carros elétricos estão privados da experiência antes comum de trocar de marchas em carros com transmissão manual.
A empresa entendeu que os carros elétricos “carecem do feedback físico do operador para o veículo, o que é vantajoso em veículos motorizados convencionais”. Por isso, a solução da Ford é ter um câmbio manual falso em carros automáticos que imita uma transmissão manual usando tecnologia háptica.
A patente foi registrada nos EUA em 2023, mas só foi publicada em março de 2025. A Ford é a mais recente a aderir à tendência de adicionar o câmbio manual falso em carros automáticos para melhorar a experiência de dirigir.
Apelidado de “experimento EV manual”, Toyota, BMW e Hyundai também estão mexendo com câmbios em seus carros. A Toyota começou a trabalhar em sua própria versão para carros elétricos em 2022. Já a Hyundai replicou uma transmissão de dupla embreagem no carro Ioniq 5N.

Maneira de passar a marcha manual estará de volta em carros automáticos – Foto: Pixabay/ND
Patente de câmbio manual falso em carros automáticos
Embora alguns motoristas gostem da ideia de trocar o câmbio manual falso em carros automáticos, algumas pessoas consideram a mudança desnecessária e até a compararam a um carrinho de brinquedo de criança.
O site de notícias automotivas Jalopnik chegou a rotular a tendência de câmbio manual falso em carros automáticos como a pior em veículos elétricos modernos.
“Se eles conseguirem fazer o carro balançar um pouco para frente e para trás ao ‘mudar de marcha’ e me permitirem escolher qualquer som de um arquivo que inclua desde carros clássicos até a Millennium Falcon, então pode ser divertido”, escreveu uma pessoa em resposta à história de Jalopnik.
Outro escreveu: “Se isso tornar a direção de um veículo elétrico mais divertida, haverá muitos idiotas como eu que irão querer um e pagar (um preço razoável) por ele.”
E uma terceira pessoa comparou o conceito ao empreendimento da Hyundai. “É, as “trocas de marcha” do Ioniq5N são o que o tornam um veículo elétrico tão divertido”, escreveram. “Vou reservar meu julgamento até ver. Aliás, pensei que a Toyota estivesse fazendo algo idêntico com um câmbio físico?”
Os editores do The Drive pareceram gostar da ideia, escrevendo: “Nós, dinossauros, poderemos contar aos jovens como costumávamos fazer isso à moda antiga”. E ressaltaram que a troca manual de marchas vinha com lembretes nada gentis se você cometesse um erro.