Três linhas de Florianópolis passam a exigir cartão de ônibus obrigatório; saiba quais

Linhas do projeto Formiguinha vão exigir cartão de ônibus a partir do dia 1º de maio. Na imagem, três ônibus Formiguinha estacionados

Linhas do projeto Formiguinha vão exigir cartão de ônibus a partir do dia 1º de maio – Foto: Allan Carvalho/PMF/ND

Usuários das linhas de ônibus do projeto Formiguinha, em Florianópolis, terão que apresentar cartão para passar na catraca dos veículos a partir do dia 1º de maio. O projeto oferece transporte coletivo urbano gratuito nas comunidades do Maciço do Morro da Cruz, no Centro da capital catarinense.

A emissão da primeira via é gratuita para todos os tipos de cartão. Basta o usuário ir até o Passe Rápido, ao lado do Ticen (Terminal de Integração do Centro). O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Para fazer o cadastro, é necessário apresentar os documentos exigidos para cada tipo de cartão. Os detalhes sobre a emissão podem ser conferidos no site do Consórcio Fênix.

Formiguinha passa a exigir cartão em Florianópolis; veja as linhas

A obrigatoriedade da apresentação do cartão faz parte da regulamentação da lei do Formiguinha, aprovada no dia 17 de março pela Câmara de Vereadores. O prazo até o fim do mês de abril visa permitir que os usuários concluam o processo de emissão do cartão sem perder o acesso ao serviço.

Obrigatoriedade do cartão faz parte da regulamentação da lei do projeto, que foi aprovado pela Câmara de Vereadores em março. Na imagem, três ônibus do projeto Formiguinha descem um morro no Centro de Florianópolis

Obrigatoriedade do cartão faz parte da regulamentação da lei do projeto, que foi aprovado pela Câmara de Vereadores em março – Divulgação/ND

Atualmente, o projeto Formiguinha conta com três linhas. São elas:

  • 720: Monte Serrat – Serrinha;
  • 721: Morro do Horácio – Saco dos Limões;
  • 722: Morro do 25 – Morro da Cruz.

“Com a apresentação do cartão conseguimos acompanhar de forma mais assertiva a demanda do serviço. Essa medida permite que a Secretaria entenda a necessidade do aumento de frota, oriente a reorganização de horários e outros ajustes para manter o serviço organizado”, relata o secretário de Infraestrutura e Manutenção de Florianópolis, Rafael Hahne.

As linhas do Formiguinha não possuem tarifa desde 5 de janeiro de 2025. Mesmo com a necessidade apresentação do cartão, a gratuidade será mantida, segundo a prefeitura.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.