

Conservar o queijo fresco é muito importante para poder aproveitá-lo por mais tempo – Foto: Freepik/ND
Se você é amante de queijo, já ocorreu de comprar uma peça do queijo favorito e tentar aproveitar aos poucos e conservar o queijo fresco na geladeira por muito mais tempo? Porém, após dias de conservação, há uma sensação de decepção ao notar que o queijo secou ou tem um cheiro estranho.
A melhor forma conservar o queijo fresco não exige grandes gastos nem é um processo difícil. Este método infalível para mantê-lo como no primeiro dia não utiliza papel alumínio nem filme plástico.
Ao contrário do que muita gente pensa, o papel alumínio e o filme plástico não são uma boa opção para conservar o queijo fresco de maneira apropriada. Isso ocorre porque o alimento deve manter seu nível ideal de umidade e esses produtos atentam contra isso.
Esses dois elementos têm muitas desvantagens:
- O papel alumínio impede a entrada de ar e retém muita umidade, o que pode levar ao aparecimento de mofo. Além disso, pode impregnar um sabor metálico.
- O filme plástico gera um ambiente hermético e não deixa o queijo “respirar”. Essa característica fará com que o queijo fique pegajoso e tenha um cheiro ruim.
Se você embrulhar e tentar conservar o queijo fresco em papel alumínio ou filme plástico, ele não manterá sua umidade natural e isso fará com que sua textura mude, além de se deteriorar em poucos dias.

Na foto aparecem vários tipos de queijo – Foto: Pixabay/ND
Melhores opções para conservar o queijo fresco
Papel especial para queijos: Essa é a maneira de conservar o queijo fresco porque permite que ele respire e mantenha a umidade natural. A chave está em sua superfície porosa, que protege o queijo, mas não o “sufoca”.
Papel vegetal ou papel manteiga: Se você não conseguiu comprar papel especial para queijo, o papel vegetal ou o papel manteiga são boas alternativas. Você precisa fazer é embrulhar o queijo com uma folha de papel manteiga ou papel vegetal. Se desejar maior proteção, cubra-o com um pano de algodão ou coloque-o em um recipiente com tampa que não vede completamente.
Recipiente ou pote de vidro com tampa solta: Essa é uma boa opção para conservar o queijo fresco em um recipiente de vidro ou de plástico com tampa. Atenção: é preciso permitir que entre um pouco de ar. Desta forma, o queijo retém a umidade sem condensação excessiva.
Quanto tempo dura desta maneira?
Os queijos macios podem durar até duas semanas se forem bem embrulhados, sem que entre ar e possa endurecê-los ou secá-los.
Outras dicas para conservar o queijo fresco
- Para conservar o queijo fresco é preciso evitar que ele entre em contato com outros alimentos, pois absorve os aromas rapidamente. Deve ficar longe de produtos como peixe ou cebola. O lugar ideal da geladeira para conservar o queijo fresco é a gaveta de legumes, porque é a parte menos fria e com umidade ideal.
- Cada vez que você cortar um pedaço de queijo, embrulhe-o novamente o mais rápido possível para evitar que seque e leve-o novamente à geladeira para continuar com o processo de conservação.
- Se aparecer mofo em queijos duros, basta raspar a parte afetada e o resto poderá ser consumido. Já se surgir em queijos brancos, não resta outra opção senão jogá-lo fora.