
A Comissão de Turismo, reunida nesta terça-feira (22), aprovou projetos de lei que criam a Rota do Antigomobilismo em Santa Catarina e a regulamentação da profissão de guia de turismo.
De autoria do presidente do colegiado, deputado Carlos Humberto (PL), o PL 60/25 institui a Rota do Antigomobilismo em Santa Catarina, que consiste na conservação de veículos fabricados há mais de 30 anos. “Nosso estado tem uma rica cultura em coleções particulares, museus e automóveis clube. Uma atividade que reúne dezenas de milhares de adeptos em todas as regiões. Um atrativo turístico que deve ser explorado profissionalmente em prol da geração de emprego e renda.”
A discussão foi acompanhada por integrantes do Veteran Car Club de Florianópolis, liderados pelo presidente Célio Vieira. “Somos 84 sócios, proprietários de 500 carros antigos, que com rotas organizadas podemos fomentar esta atividade em todo o estado.”
Relator dos dois projetos em discussão, o deputado Dr Vicente Caropreso (PSDB) falou sobre o PL 367/23, que trata da regulamentação da profissão de guia de turismo, cujo autor é o deputado Neodi Saretta (PT). “A qualificação dos serviços prestados pelos guias de turismo é fundamental para levar informação de qualidade às pessoas que visitam o nosso estado.”
Caminho do Peabiru
A convite do deputado Marquito (Psol), os parlamentares ouviram o relato da jornalista e pesquisadora Rosana Bond, que apresentou o vídeo “Peabiru no Vale dos Encantos”, com referência ao Vale do Itapocu, região de Jaraguá do Sul.
“Um fenômeno indígena milenar, um caminho solar que possui muita sacralidade e energia. Criado pelos antepassados dos guaranis há 8 mil, 12 mil anos, nasce no Oceano Atlântico, passa pela Cordilheira dos Andes e vai até o Oceano Pacífico, chegando até aos incas”, informou Rosana.
Ela solicitou aos deputados que o Caminho do Peabiru seja denominado patrimônio turístico e cultural de Santa Catarina. “Temos farta documentação sobre o tema desde 1516, com a informação correta que o Caminho do Peabiru passou pelo rio Itapocu.”
Marquito anunciou, com apoio dos seus pares, que o arqueólogo e médico Yu Tao, presente na reunião, será ouvido em breve na Comissão de Turismo. “O pesquisador chinês tem muito a acrescentar na discussão da Rota do Sol, o Caminho do Peabiru, com seus estudos sobre as inscrições rupestres.”