

Cerimônia de despedida ocorreu no Altar da Confissão na Basílica de São Pedro. Funeral do Papa Francisco ocorre no sábado (26) – Foto: Reprodução/Vatican News/ND
Após três dias de despedidas e mais de 100 mil fiéis enlutados, Roma se prepara para o funeral do Papa Francisco. O enterro do Santo Padre ocorre neste sábado (26), a partir das 10h (5h no horário de Brasília), na Praça de São Pedro.
A cerimônia é repleta de ritos, dentre eles, a Missa das Exéquias, que marca o início do período de nove dias de luto e orações em homenagem ao pontífice. É esperada a presença de fiéis e autoridades do mundo todo.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a primeira-dama Janja, a ex-presidente Dilma Roussef, o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luís Roberto Barroso, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e da Câmara, Hugo Motta, além de outros ministros de Estado, prestaram homenagens ao pontífice no último dia de velório e estarão presentes no funeral do Papa Francisco no sábado.

Mais de 100 mil pessoas participaram dos três dias de despedida do Papa Francisco – Foto: Reprodução/Vatican News/ND
Funeral do Papa Francisco será discreto
Antes de morrer, Francisco buscou simplificar os ritos finais e abriu mão da prática secular na qual o chefe da Igreja é enterrado em três caixões interligados feitos de cipreste, chumbo e carvalho. Em vez disso, o funeral do Papa Francisco prevê sepultamento em um único caixão de madeira revestido de zinco.
O uso de uma plataforma elevada na Basílica de São Pedro para o velório, como aconteceu com os pontífices anteriores, também foi abolido. Os fiéis foram convidados a prestar suas homenagens enquanto o corpo de Francisco estava dentro do caixão, com a tampa aberta.
Francisco optou pelo enterro na Igreja de Santa Maria Maior em Roma, em vez da Basílica de São Pedro, que abriga mais de 90 papas. Ele frequentava o local para fazer suas orações em Roma. Antes dele, Leão XIII, em 1903, havia optado pelo enterro na igreja de São João de Latrão.
O funeral do Papa Francisco, conforme o próprio desejo, terá enterro fora do Vaticano. “Quero ser sepultado em Santa Maria Maggiore por causa da minha grande devoção pela Virgem”, confidenciou à jornalista mexicana Valentina Alakraki, em 2023.
A devoção mariana é antiga: então cardeal, Bergoglio frequentava a basílica ao lado da estação Termini já quando era arcebispo de Buenos Aires: “Sempre ia lá no domingo de manhã, quando eu estava em Roma.”. Após os nove dias de luto, o Vaticano começa o conclave para escolha do novo líder da Igreja Católica.
Despedidas duraram três dias
O velório do Papa Francisco durou três dias e teve fim nesta sexta-feira (25). O caixão foi fechado às 20h, no Altar da Confissão na Basílica de São Pedro. Durante o rito, presidido pelo Cardeal Camerlengo, o Mestre das Celebrações Litúrgicas fez a leitura do “Rogito” (Escritura), que foi colocado dentro do caixão no final da cerimônia.

Funeral do Papa Francisco ocorre no sábado (26), a partir das 5h no horário de Brasília – Foto: Reprodução/Vatican News/ND
Além das pessoas indicadas na Notificação do Departamento de Celebrações Litúrgicas, alguns parentes do Papa também participaram do rito. A celebração, conduzida de acordo com as prescrições do “Ordo Exsequiarum Romani Pontificis”, terminou às 21h.
*Com informações do Estadão Conteúdo.