Após três dias de velório, Roma se prepara para o funeral do Papa Francisco

Funeral do Papa Francisco

Cerimônia de despedida ocorreu no Altar da Confissão na Basílica de São Pedro. Funeral do Papa Francisco ocorre no sábado (26) – Foto: Reprodução/Vatican News/ND

Após três dias de despedidas e mais de 100 mil fiéis enlutados, Roma se prepara para o funeral do Papa Francisco. O enterro do Santo Padre ocorre neste sábado (26), a partir das 10h (5h no horário de Brasília), na Praça de São Pedro.

A cerimônia é repleta de ritos, dentre eles, a Missa das Exéquias, que marca o início do período de nove dias de luto e orações em homenagem ao pontífice. É esperada a presença de fiéis e autoridades do mundo todo.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a primeira-dama Janja, a ex-presidente Dilma Roussef, o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luís Roberto Barroso, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e da Câmara, Hugo Motta, além de outros ministros de Estado, prestaram homenagens ao pontífice no último dia de velório e estarão presentes no funeral do Papa Francisco no sábado.

Fechamento do caixão do Papa Francisco

Mais de 100 mil pessoas participaram dos três dias de despedida do Papa Francisco – Foto: Reprodução/Vatican News/ND

Funeral do Papa Francisco será discreto

Antes de morrer, Francisco buscou simplificar os ritos finais e abriu mão da prática secular na qual o chefe da Igreja é enterrado em três caixões interligados feitos de cipreste, chumbo e carvalho. Em vez disso, o funeral do Papa Francisco prevê sepultamento em um único caixão de madeira revestido de zinco.

O uso de uma plataforma elevada na Basílica de São Pedro para o velório, como aconteceu com os pontífices anteriores, também foi abolido. Os fiéis foram convidados a prestar suas homenagens enquanto o corpo de Francisco estava dentro do caixão, com a tampa aberta.

Francisco optou pelo enterro na Igreja de Santa Maria Maior em Roma, em vez da Basílica de São Pedro, que abriga mais de 90 papas. Ele frequentava o local para fazer suas orações em Roma. Antes dele, Leão XIII, em 1903, havia optado pelo enterro na igreja de São João de Latrão.

Fiéis poderão visitar caixão do Papa Francisco até o funeral, no sábado (26) - Vatican News/YouTube/ND

1
6

Fiéis poderão visitar caixão do Papa Francisco até o funeral, no sábado (26) – Vatican News/YouTube/ND

Papa Francisco morreu vítima de um AVC e de insuficiência cardíaca - AFP/ND

2
6

Papa Francisco morreu vítima de um AVC e de insuficiência cardíaca – AFP/ND

Planalto confirmou presença de Lula e Janja no funeral do Papa Francisco - Ricardo Stuckert/PR/ND

3
6

Planalto confirmou presença de Lula e Janja no funeral do Papa Francisco – Ricardo Stuckert/PR/ND

Ele será enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, em vez de ser sepultado no Vaticano - Basílica de Santa Maria Maior/Reprodução/ND

4
6

Ele será enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, em vez de ser sepultado no Vaticano – Basílica de Santa Maria Maior/Reprodução/ND

Argentino, o Papa Francisco foi o primeiro não europeu eleito no conclave - Divulgação/Vatican News/ND

5
6

Argentino, o Papa Francisco foi o primeiro não europeu eleito no conclave – Divulgação/Vatican News/ND

Francisco foi eleito em 2013 e ficou 12 anos à frente da Igreja Católica - Vincenzo Pinto/Getty Images/ND

6
6

Francisco foi eleito em 2013 e ficou 12 anos à frente da Igreja Católica – Vincenzo Pinto/Getty Images/ND

O funeral do Papa Francisco, conforme o próprio desejo, terá enterro fora do Vaticano. “Quero ser sepultado em Santa Maria Maggiore por causa da minha grande devoção pela Virgem”, confidenciou à jornalista mexicana Valentina Alakraki, em 2023.

A devoção mariana é antiga: então cardeal, Bergoglio frequentava a basílica ao lado da estação Termini já quando era arcebispo de Buenos Aires: “Sempre ia lá no domingo de manhã, quando eu estava em Roma.”. Após os nove dias de luto, o Vaticano começa o conclave para escolha do novo líder da Igreja Católica.

Despedidas duraram três dias

O velório do Papa Francisco durou três dias e teve fim nesta sexta-feira (25). O caixão foi fechado às 20h, no Altar da Confissão na Basílica de São Pedro. Durante o rito, presidido pelo Cardeal Camerlengo, o Mestre das Celebrações Litúrgicas fez a leitura do “Rogito” (Escritura), que foi colocado dentro do caixão no final da cerimônia.

Caixão Papa Francisco

Funeral do Papa Francisco ocorre no sábado (26), a partir das 5h no horário de Brasília – Foto: Reprodução/Vatican News/ND

Além das pessoas indicadas na Notificação do Departamento de Celebrações Litúrgicas, alguns parentes do Papa também participaram do rito. A celebração, conduzida de acordo com as prescrições do “Ordo Exsequiarum Romani Pontificis”, terminou às 21h.

*Com informações do Estadão Conteúdo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.