Operadora de energia elétrica não determinou a causa do apagão e avalia até possibilidade de um ataque cibernético
Toda a Espanha enfrenta nesta segunda-feira (28) uma queda de energia, um apagão que também afeta grande parte de Portugal e o sul da França. Mais de 40 milhões de pessoas são afetadas pelo corte de energia no momento.
A operadora de energia elétrica não determinou a causa do apagão e disse que investiga até a possibilidade de um ataque cibernético. Países como Bélgica, Alemanha e Itália também registraram queda de energia.
O apagão afeta também serviços de comunicação, redes de wi-fi foram interrompidas e até o metrô está com problemas. Cidades como Sevilha, Barcelona e Pamplona estão no escuro, o serviço não foi reestabelecido até então, mesmo com operação de emergência.
O motivo da queda de energia pode também ter sido uma falha de conexão em toda a Península Ibérica, mas isso está sob investigação. O apagão ocorreu por volta de 12h30 no horário local, algo em torno de sete da manhã no Brasil.

SC registra recorde de abertura de empresas com alta de 31%
Resultados do 1º trimestre de 2025 foram calculados pela Jucesc
A abertura de empresas em Santa Catarina bateu um recorde histórico com o crescimento de 31% no primeiro trimestre de 2025. Enquanto nos primeiros três meses de 2024 o saldo foi positivo em 32.169 empresas, neste ano o número saltou para 42.453. É o maior resultado para o período desde o início da série histórica calculada pela Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc).