O aparelho doméstico que ligado por 15 minutos gasta mais energia que 30 TVs funcionando juntas

Os chuveiros elétricos são os grandes vilões da conta de luz – Foto: Canva/ND

Tomar um banho quentinho é prazeroso para muitos. No entanto, esse conforto tem um custo maior do que parece. Um chuveiro elétrico ligado no máximo consome entre 5.400 a 7.500 watts por hora.

Para se ter uma noção, esse valor se equivale à energia usada por cerca de 20 a 30 televisores LED modernos funcionando ao mesmo tempo. Para comparação, uma TV LED atual consome, em média, 100 a 200 watts por hora.

Por que o chuveiro elétrico gasta tanta energia?

O chuveiro elétrico é um dos maiores vilões.

Conforme a INEE (Instituto Nacional de Eficiência Energética), a potência elevada dos chuveiros se explica devido a necessidade de aquecer rapidamente grandes volumes de água.

A física é clara: para elevar a temperatura da água de forma instantânea, é preciso aplicar muita energia elétrica em pouco tempo.

Quanto gasta um chuveiro elétrico?

Imagem de chuveiro elétrico

Empresa paulista ensina como calcular o consumo mensal com usos de chuveiro elétrico – Foto: Freepik/ND

De acordo com a Enerbras, empresa de energia de São Paulo, a forma mais simples de calcular o consumo mensal é dividindo a potência do aparelho por 1 mil e, em seguida, multiplicando pelo número de horas utilizadas. O valor se dá em kWh (quilo Watt-hora).

Por exemplo, se um chuveiro funcionar por 30 minutos diários, funcionará 15 horas ao final do mês. Sendo assim, se você aplicar essa fórmula a um chuveiro elétrico com potência de 5,5 mil Watts, isso significa um consumo mensal de 82,5 kWh.

O consumo de um chuveiro elétrico depende de vários fatores. Os principais são:

  • A potência do aparelho;
  • A duração dos banhos;
  • A frequência de uso;
  • A tarifa de cada região.

Além disso, nas embalagens dos chuveiros elétricos têm as informações do consumo mensal máximo para banhos diários de 8 minutos.

Sendo assim, a empresa recomenda que você multiplique esse valor de kWh da embalagem pelo número de banhos mensais e pelo valor de kWh faturado pela distribuidora de energia elétrica de sua localidade.

Como economizar energia com o chuveiro elétrico

Mulher tomando banho

Saiba como economizar usando chuveiro elétrico – Foto: Canva/ND

Para economizar energia com chuveiro elétrico, você pode usar essas táticas:

Reduza o tempo de banho: tomar banhos mais curtos, mesmo no inverno, pode acarretar em uma redução significativa no final do mês;

Ajuste a temperatura: utilizar o chuveiro na posição morna, em vez da quente, diminui o consumo de energia. Segundo a Enerbras, isso ocorre devido ao aparelho utilizar menos potência para aquecer a água;

Converse com seus familiares: entrem em um consenso e coloquem essas dicas em prática.

Ligas metálicas e o consumo e energia

Além disso, o CEPEL (Centro de Pesquisas de Energia Elétrica) destaca que a resistência interna do chuveiro, geralmente feita de ligas metálicas, converte quase toda a energia elétrica recebida em calor — o que maximiza o consumo durante o banho.

Em tempos de preocupação com o meio ambiente e de contas de luz cada vez mais caras, entender o peso do chuveiro no gasto doméstico é essencial.

Pequenas mudanças, como reduzir o tempo de banho, usar a posição “verão” sempre que possível e investir em modelos mais eficientes, podem gerar economia significativa no fim do mês.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.