Covid-19: doença representa 13,3% dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave

Números da enfermidade superam os da gripe em Santa Catarina

O número de pessoas acometidas pela Síndrome Respiratória Aguda Grave em Santa Catarina preocupam, ainda mais com o fato do inverno ainda não ter chego, condição favorável para o agravamento e aumento na incidência dessas doenças. De acordo com dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive), 2337 casos de SRAG foram registrados este ano no Estado, resultando em 48 óbitos.

Desses casos, 13,3% (217 casos) são resultantes de infecção pelo coronavírus, vírus responsável pela Covid-19. Os números são maiores que os da influenza, vírus da gripe, que representam 4% (166) dos casos. O maior número é de outros vírus que causam doenças respiratórias, com 18,3% dos casos.

Entre esses “outros”, estão: Vírus sincicial respiratório (VSR), Adenovírus, Metapneumovírus humano (hMPV), Parainfluenza (tipos 1 a 4), Bocavírus e Enterovírus (incluindo vírus coxsackie e echovírus). Os demais casos não tiveram a identificação do agente, segundo a Dive.

Crianças são as mais infectadas

Dados da diretoria ainda revelam que as crianças de zero a quatro anos de idade são as mais atingidas, representando 71,6% dos casos, seguidas pelo público de cinco a nove anos, que representa 14,6%. O registro de óbito é mais comum na faixa etária acima de 70 anos. Até o momento foram registrados 7 já foram registrados.

Já na Covid-19, os casos destacam-se nas faixas etárias de zero a quatro anos (23,5%) e acima de 70 anos (41,7%). Os óbitos são mais frequentes em pacientes com 50 anos ou mais (26 óbitos). Em 2025, 30 óbitos foram registrados no primeiro trimestre do ano.

Na influenza, a faixa etária mais atingida é de 60 anos ou mais, com 38,5¨% dos casos, seguida pelas crianças de zero a quatro anos, que representam 19,2%. O registro de óbito é mais comum na faixa etária a partir dos 50 anos (8 óbitos).

Litoral registra mais casos

Os municípios com mais incidência são: Florianópolis, com 459 casos e 15 óbitos; Itajaí, com 154 casos e 8 óbitos; e Joinville com 121 casos e 5 óbitos. Pare evitar que esses números subam de forma alarmante no inverno, o diretor da Dive-SC, João Augusto Fuck, reforça a importância de todos atualizarem a caderneta de vacinação.

“O inverno ainda não chegou, mas o número de pessoas com doenças respiratórias está aumentando e a principal forma de prevenção é a vacinação, principalmente dos grupos prioritários que são os que mais sofrem com as formas graves da doença, como os idosos e as crianças. Por isso, é importante manter o calendário vacinal atualizado”.

           

             

Atualização: Carlo Ancelotti tem acordo verbal com a CBF para treinar seleção brasileira

Informação foi divulgada pelo jornalista Fabrizio Romano, reconhecido por notícias em primeira mão

Atualização 17h58: O técnico Carlo Ancelotti, atualmente no Real Madrid, tem um acordo verbal com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para ser o próximo treinador da seleção brasileira e comandar a equipe nas eliminatórias e na Copa do Mundo de 2026. Segundo o jornalista Fabrizio Romano, que divulgou a informação, o italiano assumiria o comando já em junho, antes do Super Mundial de Clubes, que acontece em julho. Ainda de acordo com o jornalista, a rescisão do contrato aconteceria de forma amigável, com apenas algumas etapas formais pendentes.

Continue lendo

Atualização: Carlo Ancelotti tem acordo verbal com a CBF para treinar seleção brasileira

Adicionar aos favoritos o Link permanente.