

População da Espanha corre para comprar água e mantimentos em supermercados – Foto: Alex Ferrer/Arquivo Pessoal/ND
Um catarinense morador de Balneário Camboriú vivencia o apagão na Europa desde as primeiras horas desta segunda-feira (28). Alex Ferrer está em férias na cidade de Alicante, na Espanha, e foi pego de surpresa pelo problema.
A falta de luz foi registrada por volta do meio-dia em países como França, Portugal, Alemanha, Suécia, Países Baixos e Espanha. Segundo a REN (Redes Energéticas Nacionais), agência portuguesa de energia elétrica, o blecaute foi causado por uma falha na rede elétrica da Espanha.
“Eu já morei na Espanha e nunca vi acabar a luz. No Brasil, é comum ter apagão, faltar luz, mas eu morei dois anos aqui, vivi terremoto e atentado terrorista, mas faltar luz, nunca”, contou o jornalista e relações públicas em entrevista ao ND Mais.
‘Caos’ e gente ‘desnorteada’, relata catarinense na Espanha
Alex estava acompanhando uma amiga até a escola em que os filhos dela estudam quando o apagão começou. “Lá estava um caos, um monte de pais buscando as crianças, ninguém entendendo nada. Muitos carros de polícia e ambulância passando, o povo meio desnorteado na rua”, contou à reportagem.
Serviços de transporte, como trens e linhas de ônibus, foram afetados pelo apagão na Europa. O Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, sofreu com congestionamentos após centenas de voos serem cancelados e vários outros serem desviados para outros aeroportos.
Apagão na Europa afeta diversos países, como Portugal, Espanha, França, Alemanha, Países Baixos e Suécia – Vídeo: Alex Ferrer/Arquivo Pessoal/ND
Disseminação de fake news e desespero em supermercados
Com o apagão na Europa, o catarinense percebeu uma onda de notícias falsas circulando entre a população. “Uma vizinha nos falou que isso era sério e que ninguém deveria sair de casa, que não deveríamos atender a porta se alguém chamasse. Outra nos disse que isso tinha sido provocado pelo Putin [presidente russo]”, relatou Ferrer ao ND Mais.
População compra mantimentos para estocar durante apagão na Europa – Vídeo: Alex Ferrer/Arquivo Pessoal/ND
O jornalista esteve em um supermercado e percebeu semelhanças com o período da pandemia, em que a procura por mantimentos, como água e alimentos cresceu.
“Todo mundo comprando água em muita quantidade. Chegou um momento que acabaram todas as garrafas da prateleira e os carrinhos de estoque voltando para abastecer. Todos comentando histórias das mais absurdas”, relatou.
Situação na Espanha
O jogo de tênis entre Dimitrov e Fearnley, que ocorreria em Madri, precisou ser paralisado no segundo set porque uma câmera ficou parada em cima da quadra devido ao apagão na Europa.
O metrô de Madri também foi evacuado. Um vídeo também mostra o Hospital Clínico de Santiago de Compostela, na Espanha, sem luz. Conforme a companhia que gere a rede elétrica no país, as causas são investigadas e um plano para o reestabelecimento da energia está em curso.
“As causas estão sendo analisadas e todos os recursos estão sendo dedicados para resolvê-las”, disse em publicação nas redes sociais.