Apesar disso, o uniforme ainda poderá ser implementado por conta de uma brecha
A notícia de que a seleção brasileira pode usar um uniforme com a cor vermelha na próxima Copa do Mundo mobilizou muitos torcedores, a maioria deles contrários. A informação foi divulgada pelo site Footy Headlines, referência em “vazar” camisas de clubes e seleções antes do lançamento.
A informação pegou os torcedores de surpresa e a pressão para cima dos diretores é grande. Os “cartolas” da entidade terão que aprovar a mudança, já que ela vai contra o estatuto da CBF, de 2017. O documento traz, no capítulo III, artigo 13, inciso III, a obrigatoriedade dos uniformes serem nas cores presentes na bandeira brasileira: azul, amarelo, verde e branco.
Porém, existe uma brecha, que prevê a permissão para cores diferentes em casos especiais. Alguns casos como este já ocorreram.
Em 2023, por exemplo, a CBF lançou um uniforme em homenagem a Vinícius Júnior e em alusão à luta contra o racismo. Em amistoso contra a Guiné, a equipe, comandada por Ramon Menezes, atuou com as cores pretas.

Já a cor vermelha foi utilizada em duas oportunidades: em 1917 e em 1936, ambas as partidas válidas pelo Campeonato Sul-Americano – precursor da Copa América. Nos dois casos, o motivo se deu em função de um conflito do uniforme da seleção brasileira que, até a Copa do Mundo de 1950, tinha o branco como cor principal.
Na edição de 1917, Chile e Uruguai também tinham a camisa branca como principal. Precisou ser realizado um sorteio que definiu que o Brasil precisaria utilizar a camisa vermelha nos seus compromissos. Com as novas cores, o Brasil foi goleado pelos uruguaios por 4 a 0, mas bateu os chilenos por 5 a 0, terminando a competição em terceiro lugar.
Já em 1936, em dezembro daquele ano, Brasil e Peru se enfrentaram pelo Sul-Americano de 1937. A partida, no entanto, teve o mesmo conflito: uniformes brancos como principal das equipes. O Brasil precisou, portanto, utilizar as camisas do Independiente, da Argentina – onde foi disputada a competição – na vitória por 3 a 2.
Por que o vermelho para a próxima Copa?
Segundo informações do vazamento, a cor vermelha estaria ligado à história da marca Air Jordan, que estará presente nas próximas camisetas, e que tem uma forte ligação com o vermelho, por conta do primeiro tênis lançado pela linha: o Nike Air Jordan 1 (1985).
A nova camisa deve pertencer ao uniforme de número dois, que historicamente tem a parte de cima na cor azul.
Com informações de Band.com.br

Elas estão chegando! Safra da Tainha inicia esta semana
Os eventos alusivos à abertura acorrem do dia 30 de abril a 03 de maio
A temporada da Safra da Tainha em Florianópolis inicia nesta quinta-feira (01), mas a programação começa já na quarta-feira (30), com atividades culturais no Rancho do Getúlio, na praia do Campeche.