Após fraudes no INSS, Lupi entrega o cargo; saiba quem assume ministério

Situações de Carlos Lupi no ministério ficou insustentável após escândalo de fraudes no INSS – Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados/ND

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, entregou o cargo na tarde desta sexta-feira (2), após as operações que investigam fraudes no INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social).

Em nota publicada no site do Palácio do Planalto, o governo informou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu o pedido de demissão de Lupi durante audiência nesta tarde.

Conforme o R7, o presidente convocou Lupi ao Palácio do Planalto, encontro que não estava previsto inicialmente na agenda oficial.

O ministro anunciou a demissão em publicação nas redes sociais: “Entrego, na tarde desta sexta-feira (2), a função de ministro da Previdência Social ao presidente Lula, a quem agradeço pela confiança e pela oportunidade. Tomo esta decisão com a certeza de que meu nome não foi citado em nenhum momento nas investigações em curso, que apuram possíveis irregularidades no INSS. Faço questão de destacar que todas as apurações foram apoiadas, desde o início, por todas as áreas da Previdência, por mim e pelos órgãos de controle do governo Lula”, escreveu Lupi na publicação.

Minutos depois, o Planalto confirmou a informação, em nota. A permanência do ministro era questionada pela oposição, que anunciou que denunciaria Lupi à PGR (Procuradoria Geral da República).

Ao longo da semana, a posição de Lula em relação à demissão de Lupi era de que a exoneração só ocorreria se houvesse provas contra ele no caso das fraudes, como apurado pelo R7 e pela RECORD.

Quem será o novo ministro da Previdência

A nota do Planalto ainda informa que o presidente convidou o ex-deputado federal Wolney Queiroz, atual secretário-executivo da Previdência, para ocupar o cargo de ministro.

A exoneração de Lupi e a nomeação de Wolney serão publicadas ainda nesta sexta-feira em edição extra do Diário Oficial da União.

*Em atualização

Adicionar aos favoritos o Link permanente.