No âmbito sexual, relatos cresceram 24% em Santa Catarina
Assédios no trabalho, tanto moral quanto sexual, têm se tornado cada vez mais comuns. Um relatório do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região mostra que um crescimento de 24% de denúncias referentes a assédio sexual foi registrado em Santa Catarina. Se considerados também os morais, mais de 10 mil relatos foram registados nos últimos cinco anos, mais de cinco casos por dia.
Os casos podem acontecer também fora do ambiente de trabalho e de quem a vítima menos espera, como explica a juíza do trabalho Maria Aparecida. “As vezes é aquele chefe que convida a funcionária. “vamos tomar um cafezinho, sair pra tomar um chopinho”. E aí nesse local ele pode dar as investidas”.
Os assédios, além de causar desconfortos no ambiente de trabalho, também pode causar problemas psicológicos na vítima, que passa por situações constrangedoras. “Pode desenvolver transtorno de ansiedade generalizado, depois fobia, pânico, depressão, síndrome de burnout, transtorno de sono, transtorno alimentar e também as doenças psicossomáticas”, cita a psicóloga Anissis Ramos.
O repórter Gabriel Phillipi explica mais sobre esses casos em uma reportagem especial.
Confira

Brasil estreia com vitória no Mundial de Beach Soccer
Seleção brasileira derrotou El Salvador por 3 a 1
O Brasil estreou, nesta sexta-feira (2) em Seicheles, no Mundial de Beach Soccer. E a partida inaugural da seleção brasileira, disputada na Paradise Arena, em Victoria, não poderia ser melhor, pois terminou com uma vitória de 3 a 1 sobre El Salvador.