

A criança de 4 anos foi diagnosticada com meningite bacteriana. – Foto: Internet/ND
Uma criança de 4 anos foi diagnosticada com meningite bacteriana, em Concórdia, no Alto Uruguai catarinense. O caso, confirmado no último sábado (3), mobilizou imediatamente a Secretaria Municipal de Saúde, que adotou todas as medidas de prevenção e controle para evitar novos contágios.
A criança, aluna do Pré I da Escola Nações, está internada, em estado estável. Por ser uma doença altamente contagiosa, especialmente por vias respiratórias, todos os colegas e professores que tiveram contato próximo com a criança foram atendidos ainda no sábado no Posto de Retaguarda do bairro Guilherme Reich.
Eles passaram por consulta médica e receberam antibiótico profilático. “A prescrição é padrão nesses casos e não oferece riscos à saúde dos pacientes”, explicou Mônica Pivotto, enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica de Concórdia.
A criança apresentou sintomas semelhantes aos de uma gripe — febre, dor no corpo e dor de cabeça — e foi internada na sexta-feira (2). Mônica alerta para a importância de estar atento a sinais mais específicos da meningite.

A meningite bacteriana pode iniciar com sintomas semelhantes aos da gripe – Foto: Freepik/Reprodução/ND
“Além dos sintomas gripais, a rigidez na nuca e o surgimento de manchas vermelhas na pele (petequias) são indícios que exigem atendimento médico imediato”, destacou.
Criança diagnosticada com meningite bacteriana não viajou recentemente
Não há, até o momento, uma causa definida para o contágio, já que a criança não tem histórico recente de viagens. Segundo a Vigilância, a infecção pode surgir a partir da evolução de doenças como dor de ouvido ou garganta, ou ainda pelo contato direto com alguém infectado.

Criança está internada em estado estável em Concórdia – Foto: Divulgação/Secom/ND
O secretário de Saúde, Rudi Zanella, afirmou que a situação está sob controle. “Todos os que tiveram contato direto com a criança com meningite bacteriana foram medicados e estão sendo monitorados pelas equipes de saúde”, garantiu.
Como medida complementar, a sala de aula da criança passará por desinfecção nesta segunda-feira (6). Por isso, as turmas do Pré I da Escola Nações terão as aulas suspensas nos dois turnos.
A Secretaria reforça que a principal forma de prevenção contra a meningite é a vacinação, disponível gratuitamente nas unidades de saúde.