UFSC Joinville inaugura novo laboratório para pesquisa avançada em interação fluido-estrutura

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Campus de Joinville, inaugura, nesta quarta-feira, 7 de maio, o Laboratório de Interação Fluido-Estrutura (LIFE-Multiusuário). A solenidade ocorre no Centro Tecnológico de Joinville (CTJ), às 15h. Projetado para atuar como um centro de excelência em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D&I), o LIFE tem como foco os estudos de interação fluido-estrutura — área que investiga como fluidos em movimento, como ar e água, exercem esforços sobre estruturas físicas, como veículos, turbinas, edifícios e pontes.

Com aplicações estratégicas nas áreas de engenharia civil, automotiva, aeronáutica, naval e energias renováveis, o laboratório também está aberto a colaborações externas. Assim, o LIFE pode ser utilizado por universidades, empresas e startups interessadas em desenvolver soluções tecnológicas inovadoras. O LIFE conta com um tanque de testes e protótipos de embarcações, além de outros equipamentos. Segundo explicou, em uma reportagem, o coordenador André Fujarra, o laboratório desenvolve projetos completos, desde bibliografia até testes e relatórios. “A gente estuda problemas que a indústria tem, mas também desenvolve com os alunos os equipamentos e pequenos dispositivos para geração de eletricidade limpa”.

O laboratório foi modernizado com recursos do Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc), no âmbito do programa MultiLab SC, que destinou um investimento de R$ 2,239 milhões para a iniciativa.

Colóquio debate produção de energia offshore

Também nesta quarta-feira a UFSC Joinville promove o colóquio “Avanços na Produção de Energia Offshore: Desafios e Inovações”, reunindo especialistas de destaque da academia e do setor produtivo. Confira a programação completa.

 

 

Com informações da Fapesc e UFSC Joinville

Adicionar aos favoritos o Link permanente.