‘Motorista foi um herói’: câmera flagra acidente que matou dançarinas na BR-280 em SC

Câmera flagrou acidente na BR-280 que matou dançarinas em SC – Foto: Rádio 105 FM/Divulgação/ND

Uma câmera de segurança registrou o momento exato da colisão entre uma carreta e um micro-ônibus que levava o grupo de dança da terceira idade de Balneário Rincão para São Bento do Sul, no Planalto Norte catarinense.

O acidente aconteceu na sexta-feira (2), em Corupá, no Norte catarinense, e resultou na morte de duas integrantes. O vídeo mostra quando a carreta, carregada de bolachas, invade a pista contrária e atinge violentamente o micro-ônibus na altura do km 90.


Gravíssimo acidente deixa 2 mortos e 12 feridos na Serra de Corupá – Vídeo: Rádio 105 FM/Divulgação/ND

Das 14 vítimas, 12 estavam no veículo atingido, incluindo as amigas Heliane Quevedo, de 63 anos, e Stela Maris, de 66, que participavam do Grupo Dance Ladies da cidade.

Fotos mostram Heliane e Stela horas antes do evento – Foto: Reprodução/Instagram/ND

Apesar do impacto da batida e do fogo que rapidamente se alastrou, um ato de bravura fez toda a diferença. No vídeo, é possível ver o motorista do micro-ônibus retirando as mulheres do veículo em chamas.

“O desespero era total. O motorista do ônibus foi um herói. Ele tirou pessoas do ônibus enquanto o fogo tomava conta. Retirou uma senhora, que foi levada pra dentro… pra nós, é algo inexplicável.” explicou Vandenir Martins, testemunha do acidente.

A última viagem

O que antes era um sonho distante, barrado pela falta de recursos há dois anos, finalmente se tornara realidade. Pela primeira vez, o grupo se apresentaria em uma final estadual. A pequena cidade litorânea de Balneário Rincão, com cerca de 20 mil habitantes, era representada por mulheres que, desde 2017, se dedicavam à dança.

“Era o sonho delas. Elas estavam muito felizes, muito animadas. Muito faceiras pra vir pra cá, pra competir, representar o município. É um orgulho pra nós representar o município. E elas, principalmente, muito felizes por estar aqui, por chegar até aqui”, contou Preta Rodenbusch, coordenadora e coreógrafa do Grupo Dance Ladies

A viagem começou no dia 30 de abril, quando o grupo chegou a Guaramirim, no Norte de Santa Catarina, a cerca de 60 quilômetros do local do evento.

“Elas eram super animadas. Animavam o grupo, topavam tudo. Não tinha tempo ruim pra elas”, relembrou a coordenadora e coreógrafa do grupo.

A segunda apresentação do grupo estava marcada para o sábado. Mas, na véspera, uma nova saída foi organizada para que elas curtissem o clima dos jogos e participassem de um baile noturno.

No dia 2 de maio, Preta e Mara Rúbia Vaz, uma das dançarinas, saíram mais cedo do hotel em Guaramirim para uma reunião em São Bento do Sul. As demais integrantes embarcaram no micro-ônibus por volta das 16h. A última comunicação foi um vídeo gravado por Stela, enviado a um grupo de mensagens.

Vídeo gravado por Stela, vítima fatal do acidente – Vídeo: Arquivo Pessoal/Reprodução/ND

“Elas estavam animadas, dentro do ônibus, saindo daqui e indo para o evento. Depois disso, não consegui mais contato. Mandava mensagens, perguntava a hora da chegada. Estava demorando. Às 18h, recebemos a notícia da tragédia.” contou Preta.

Sem resposta das colegas, Preta e Mara começaram a se preocupar. Foi então que veio a ligação que confirmaria o pior.

“Um rapaz da Secretaria de Turismo do nosso município ligou perguntando como a gente estava. Respondi que estávamos bem, no ginásio. Aí ele perguntou: ‘Você não tá sabendo do acontecido? Aconteceu um acidente com o micro-ônibus’”, lembrou.

FRAME - Grupo de dança de idosos de Balneário Rincão - Record TV/Reprodução/ND

1
3

FRAME – Grupo de dança de idosos de Balneário Rincão – Record TV/Reprodução/ND

FRAME - Apresentação no grupo durante o carnaval - Record TV/Reprodução/ND

2
3

FRAME – Apresentação no grupo durante o carnaval – Record TV/Reprodução/ND

Grupo de dança publicou foto pouco antes de viajar para competição - Reprodução/Instagram/ND

3
3

Grupo de dança publicou foto pouco antes de viajar para competição – Reprodução/Instagram/ND

O laço entre as integrantes do grupo ia muito além da dança. Eram amigas, companheiras de vida e de palco.

“A nossa relação era muito boa com as duas. A Preta sabe que eu e a Stela nos dávamos muito bem, porque eu não dirijo. Ela sempre passava em casa pra me buscar. ‘Ah, Mara, vamos. Se arruma que vou passar pra te pegar’. A Heliane também era uma pessoa maravilhosa. Sempre alegre, daquelas que vivem dizendo: ‘Vamos viver, estamos com mais de 60 anos, não temos nada a perder’. Elas eram incríveis nesse quesito”, relatou a amiga Mara Rúbia Vaz, dançarina do grupo.

A dor de uma cidade inteira após o acidente na BR-280

A BR-280 foi liberada nas primeiras horas do dia 3 de maio. As vítimas feridas foram encaminhadas para hospitais da região. Entre elas, apenas uma integrante do grupo de dança permanece internada em São Bento do Sul, após sofrer um trauma na cabeça.

De acordo com a equipe médica, seu estado de saúde é estável, sem risco de morte, e há grandes chances de que ela receba alta ainda nesta segunda-feira (5).

Em Balneário Rincão, o sentimento é de luto profundo. A cidade se uniu em dor e solidariedade.

“Desde o primeiro momento, acompanhamos tudo. É o mínimo que podemos fazer em um momento tão delicado. São senhoras que passaram por um verdadeiro pânico. Montamos um comitê de crise para atender os familiares com informações claras. Também preparamos a equipe de saúde para acolher não apenas as vítimas, mas também seus familiares. É um momento muito emocionante — muitos acharam que seria a última vez que as veriam.” comentou o prefeito de Balneário Rincão, Luiz Laurindo.

As causas do acidente ainda estão sendo investigadas. A perícia irá considerar a velocidade da carreta, possíveis falhas mecânicas, marcas de frenagem e a topografia do local.

Heliane e Stela foram veladas na cidade de Içara, a cerca de 20 quilômetros de Balneário Rincão. Heliane deixa o marido, três filhos e sete netos. Stela deixa o esposo, o irmão, a mãe e um filho.

“Aquele sorrisão delas ali, sempre de boas, animando todo mundo… é assim que quero lembrar delas. Sempre.” relembrou a amiga, Mara Rúbia Vaz.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.