Quem é Dom Leonardo Ulrich Steiner, cardeal catarinense que pode substituir o Papa Francisco

Dom Leonardo Ulrich Steiner cumprimentando o Papa Francisco

Papa Francisco nomeou Dom Leonardo Ulrich Steiner como cardeal em 2022 – Foto: Arquivo Pessoal/ND

Na próxima quarta-feira (7), inicia o Conclave, ritual político que deve definir o sucessor do Papa Francisco. Cardeais de todo o mundo, entre eles, sete brasileiros, reúnem-se no Vaticano para eleger o novo pontífice. Do Sul de Santa Catarina, Dom Leonardo Ulrich Steiner surge como um nome para suceder Jorge Mario Bergoglio.

Dom Leonardo, de 74 anos, é de Forquilhinha. Em 2019, foi nomeado arcebispo metropolitano de Manaus e, três anos depois, cardeal da Amazônia. “Primeiro, fiquei surpreso, depois, alegre, pela alegria das pessoas ao dizerem que o Papa Francisco se lembrou mais uma vez da Amazônia”, disse em entrevista à NDTV Record em 2022.

Trajetória de Dom Leonardo Ulrich Steiner

O religioso catarinense nasceu no dia 6 de novembro de 1950 e ingressou na Ordem dos Frades Menores em 1972. Foi ordenado sacerdote, no ano de 1978, por Dom Paulo Evaristo Arns. Com formação em Filosofia e em Teologia, atuou como educador, formador religioso e ocupou o cargo de “mestre de noviços”.

Em Roma, o arcebispo metropolitano de Manaus concluiu mestrado e doutorado em Filosofia, além de exercer a função de secretário-geral do Pontifício Ateneu Antoniano.

Dom Leonardo Ulrich Steiner, um dos cardeais brasileiros

Dom Leonardo Ulrich Steiner, de 74 anos, é natural de Forquilhinha, no Sul de Santa Catarina – Foto: Arquivo Pessoal/ND

Em 2005, Dom Leonardo foi nomeado bispo da Prelazia de São Félix do Araguaia, no Mato Grosso, e ordenado bispo na Catedral São Paulo Apóstolo, em Blumenau. Seis anos depois, tornou-se secretário-geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e, posteriormente, bispo auxiliar de Brasília.

Em 2019, foi nomeado arcebispo de Manaus, o que o fez assumir um papel de destaque na Igreja na Amazônia. Três anos depois, recebeu o título de cardeal-presbítero de São Leonardo de Porto Maurizio, conferido pelo Papa Francisco.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.