
Cerimônia de aniversário de 45 anos do HU-UFSC. Fotos: Gustavo Diehl/Agecom/UFSC
O Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC), celebrou os seus 45 anos, oficialmente completados no dia 2 de maio, em evento realizado nesta terça, 6 de maio, no auditório da instituição. A cerimônia reuniu autoridades, entre eles o vice-presidente da Ebserh, Daniel Beltrammi, o diretor do Hospital, Spyros Cardoso Dimatos, o secretário da Saúde de Santa Catarina, Diogo Demarchi, e o chefe de Gabinete do Reitor da UFSC, Bernardo Meyer.
O ato também foi marcado por uma confraternização com apresentação musical. A data especial incluiu ainda uma exposição histórica, que segue até 20 de maio no hall do HU, e a entrega de reforma e ampliação na UTI Adulto, cuja placa foi descerrada durante a solenidade, com a presença das autoridades.
Reconhecido pela sua qualidade e relevância, o HU conta com 214 leitos ativos e realiza a cada ano, em médica, 10,7 mil internações, 96,5 mil consultas ambulatoriais, 611,6 mil exames ambulatoriais, 5,3 mil cirurgias ambulatoriais, 4,3 mil cirurgias em Centro Cirúrgico e 32 mil atendimentos de emergência. Além disso, é consolidado como um centro de referência em ensino e pesquisa: em 2025, ofereceu um total de 96 vagas de ingresso, distribuídas nos 27 Programas de Residência, sendo 23 de Residência Médica, três de Residência Multiprofissional e um de Residência Uniprofissional. Atualmente, estão em andamento no HU-UFSC 316 projetos de pesquisa.
História
A história do HU-UFSC remonta a meados da década de 1960. As obras tiveram início entre 1964 e 1965. O hospital foi gradativamente construído com a participação da comunidade universitária, até a inauguração, em 1980, quando foi registrada a primeira internação.
Na fase inicial, foram instalados os leitos de clínica médica e de clínica pediátrica com seus respectivos ambulatórios. Em seguida, foram ativados o Centro Cirúrgico, a Clínica Cirúrgica I e a UTI Adulto. Em 1995, foi inaugurada a Maternidade, com as unidades de Alojamento Conjunto, Centro Obstétrico e Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Ao longo dos anos, o HU-UFSC foi se tornando referência em patologias complexas, clínicas e cirúrgicas, com grande demanda na área da oncologia e cirurgias de grande porte, nas diversas especialidades.
Em 2016, o HU-UFSC passou a ser administrado pela Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), integrando, desde então, a maior rede hospitalar do Brasil, composta hoje por 45 hospitais universitários federais.
A cada ano, cresce a capacidade do HU-UFSC, como resultado das boas práticas de gestão e do empenho dos profissionais que atuam na unidade. Hoje, o HU-UFSC conta com 2.237 trabalhadores, sendo 1.038 empregados pela Ebserh, 832 servidores vinculados à UFSC pelo Regime Jurídico único (RJU), e 367 trabalhadores de empresas terceirizadas, que prestam serviços de apoio.