
A posse do advogado Thiago Morastoni (Podemos) como deputado estadual pelos próximos 30 dias contou com um retorno marcante à Assembleia Legislativa. Na plateia estava o pai dele, Volnei Morastoni (MDB), ex-deputado estadual.

Volnei Morastoni voltou à Assembleia Legislativa para ver a posse do filho Thiago Morastoni como deputado estadual por 30 dias – Foto: Vicente Schmitt/Agência AL/ND
A presença foi saudada pelo presidente da Assembleia Legislativa, Júlio Garcia – ambos foram colegas por três legislaturas entre 1999 e 2008. Volnei Morastoni também foi presidente do parlamento estadual entre 2003 e 2004.
Em seu discurso de posse, Thiago Morastoni homenageou o pai, que foi deputado estadual por quatro mandatos, presidente da Assembleia Legislativa e prefeito de Itajaí por três mandatos.
“Mais que um pai, um exemplo de homem público. A ele, minha reverência, minha gratidão e o firme compromisso de honrar esse legado com trabalho, ética e amor por Santa Catarina”, afirmou o parlamentar, que recebeu 19.914 votos nas eleições de 2022.
Thiago Morastoni assume vaga na Assembleia Legislativa por 30 dias
Thiago Morastoni foi vereador em Itajaí e secretário de Desenvolvimento Econômico no governo do pai, que encerrou o último de seus três mandatos como prefeito em 2024.
Na Alesc, o novo deputado quer atuar como representante de Itajaí e região. Segundo suplente do Podemos, ele ficará no cargo de deputado estadual por 30 dias em substituição à deputada Paulinha, que se licenciou por motivos particulares.
“Cada função, cada desafio, cada conquista, tudo me preparou para esse momento. Embora breve, esse mandato tem para mim o mesmo peso e responsabilidade de um mandato integral. Estou aqui para aprender, contribuir e representar com lealdade os interesses do povo catarinense, em especial da região da foz do Rio Itajaí”, declarou.