Inicia a escolha do novo Papa no Vaticano

Cardeais dão início ao maior Conclave da história par a escolha do 267º pontífice da história

A escolha do sucessor do Papa Francisco teve início nesta quarta-feira (07) na Capela Sistina. O líder da Igreja Católica vai ser escolhido por 133 cardeais de 71 países. O resultado da votação é anunciado através da fumaça branca ou preta resultado da queima das cédulas ao final cada votação papal. Pela manhã foi realizada uma missa na Basílica de São Pedro e a votação inicia a portas fechadas durante a tarde.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Os cardeais ficarão isolados até que até que o novo Papa seja escolhido. A primeira rodada de votos está prevista para às 16h30 (11h30 de Brasília), considerada uma “votação de sondagem”. Já às 19h acontece a primeira liberação da fumaça que indica se houve um consenso. É raro que um papa seja eleito já no primeiro dia de deliberação. Os conclaves geralmente são mais extensos, com múltiplas votações antes que um candidato obtenha a maioria necessária de dois terços dos votos. Nesta edição, serão precisos 89 votos em um único candidato para que o conclave se encerre.

Basílica de São Pedro durante a celebração desta quarta-feira (07). Imagem: @Vatican Media.

De quinta-feira (08), em diante as votações acontecem todos os dias, duas vezes pela manhã, e duas à tarde. Após três dias ou sete escrutínios se não houver um consenso é possível que as votações sejam suspensas por um dia para oração e diálogo entre os cardeais.

Os sinais da votação

Se um papa for eleito em qualquer uma das votações, a fumaça branca será emitida imediatamente após a contagem dos votos, independentemente do horário previsto.
A tradicional fala solene “Habemus Papam” é proferida cerca de 1 hora depois da divulgação do resultado pela chaminé. O cardeal francês Dominique Mamberti, atual prefeito do Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica, foi o escolhido para proclamar a frase.

Uma conclave diferente

Atualmente a Igreja católica conta com 1,4 bilhão de fiéis. Durante o papado Francisco buscou ampliar a representação de países que nunca haviam cardeais, como Haiti, Sudão do Sul e Mianmar. Com isso, neste ano 133 cardeais, de 71 países com menos de 80 anos, estão aptos a votar. Cerca de 80% deles foram nomeados pelo Papa Francisco. Isso faz deste conclave o maior e mais geograficamente diverso em 2 mil anos da Igreja Católica. Na última eleição papal, em 2013, por exemplo, os religiosos vieram de 48 países.

           

             

Presidente do INSS: ressarcimentos devem cair direto na conta e sem burocracia

Gilberto Waller afirmou que Lula determinou resolução rápida e que utilize recursos apreendidos de investigados

O novo presidente do INSS, Gilberto Waller, afirmou que o ressarcimento dos descontos irregulares para aposentados e pensionistas deve ser pago diretamente na conta-benefício. A informação foi anunciada em entrevista ao repórter Túlio…

Continue lendo

Presidente do INSS: ressarcimentos devem cair direto na conta e sem burocracia

Adicionar aos favoritos o Link permanente.