A conclave que durou três anos

O processo de escolha do Papa Gregório X mudou a história da eleição papal

A eleição mais longa da história da Igreja Católica não apenas marcou um capítulo incomum da sucessão papal, mas também deu origem a uma das tradições mais emblemáticas do Vaticano, o Conclave. Foram quase três anos de impasse entre cardeais até a escolha de Tebaldo Visconti, o Papa Gregório X. O processo resultou na criação de regras inéditas para evitar novas prolongações.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

O fato ocorreu na cidade italiana de Viterbo em 1268 quando 20 cardeais se reuniram para eleger o sucessor de Clemente IV. A divisão e a discordância entre os membros do colégio eleitoral era extrema. A disputa deve como protagonistas italianos e franceses. O verdadeiro confronto entre as duas correntes que permeavam a Igreja Católica inviabilizou qualquer consenso e resultou em um bloqueio sem precedentes.

>> Inicia a escolha do novo Papa no Vaticano

A demora para a escolha do pontífice chegou ao ponto da população perder a paciência. Em uma atitude de revolta os moradores da cidade italiana tomaram atitudes drásticas. Os cardeais foram trancados no interior do palácio onde estavam reunidos. As pessoas removeram o teto do edifício e chegaram a cortar o fornecimento de alimentos. A pressão funcionou e com o tempo o grupo foi reduzido para 16 membros. Com isso surgiu uma solução inédita, seis cardeais foram escolhidos para decidir o nome do novo Papa.

Uma das oito ratificações da escolha do Papa preservadas no Arquivo Apostólico. Imagem: Arquivo Apostólico do Vaticano.

O resultado

A decisão apenas foi finalizada em setembro de 1271. O escolhido foi Tebaldo Visconti, um arquidiácono que estava na Palestina. Apesar de ainda não ser sacerdote, ele era conhecido pela integridade e pela proximidade com figuras como São Tomás de Aquino. Tebaldo aceitou a missão, adotou o nome de Gregório X e foi coroado em Roma no ano seguinte.

Processo que mudou a escolha do Papa

A experiência, verdadeiramente, traumática do processo de sua escolha levou Gregório X a implementar uma mudança decisiva. Em 1274 introduziu oficialmente o termo “Conclave”, expressão do latim cum clave, ou “com chave”. A partir deste ponto foi estabelecido que as futuras eleições papais deveriam ocorrer em reclusão, com os cardeais isolados do mundo exterior até que um novo Pontífice fosse definido.

O documento ainda previa medidas rigorosas que iam desde a limitação nas refeições até a suspensão de salários para os cardeais em caso de demora excessiva. Embora tenha enfrentado resistência interna, a nova norma foi aprovada. Até hoje, os princípios estabelecidos por Gregório X continuam a orientar a escolha dos papas.

           

             

Inicia a escolha do novo Papa no Vaticano

Cardeais dão início ao maior Conclave da história par a escolha do 267º pontífice da história

A escolha do sucessor do Papa Francisco teve início nesta quarta-feira (07) na Capela Sistina. O líder da Igreja Católica vai ser escolhido por 133 cardeais de 71 países. O resultado da votação é anunciado através da…

Continue lendo

Inicia a escolha do novo Papa no Vaticano

Adicionar aos favoritos o Link permanente.