Propostas selecionadas pela chamada pública 19/2025 podem solicitar até R$ 150 mil em fomento. (Foto: Arquivo Fapesc)
A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), lançou nesta terça-feira, 6, um edital para apoiar empresas catarinenses caracterizadas como negócios sociais no desenvolvimento de produtos, serviços e soluções que ajudam no enfrentamento de desafios socioambientais. Com um valor de R$ 1,5 milhão, o edital 19/2025 é a segunda chamada pública lançada pela Fapesc dentro do Programa de Apoio à Inovação Social – Negócios Sociais.
Os negócios sociais visam contribuir com a resolução de problemas sociais e/ou ambientais ao mesmo tempo em que geram resultados financeiros de forma sustentável. Neste edital, as empresas devem submeter propostas de projetos que colaboram com o enfrentamento dos desafios socioambientais das regiões catarinenses, em apoio às políticas públicas municipais que já foram alteradas.
Os detalhes devem enviar suas propostas para o SIGFapesc até 18 horas do dia 20 de junho de 2025. Dentre os critérios que serão avaliados serão a qualidade do plano de trabalho (atuação social e/ou ambiental; modelo de negócio social; comprovação de mercado atendido por meio do produto ou serviço comercializado; potencial inovador e ambicioso da proposta de projeto aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030) e a experiência do proponente da proposta e da equipe de trabalho.
As empresas deverão disponibilizar uma contrapartida financeira de, no máximo, 5% do valor do recurso recebido, a ser aplicada em despesas do projeto aprovado pelo edital da Fapesc.
Contato para dúvidas: inovaçã[email protected]
A Fapesc criou um passo a passo de como as empresas devem submeter as propostas no SigFapesc. O documento está disponível na página do edital 19/2025.
Confira o edital
O post Edital da Fapesc apoia projetos de negócios sociais para o enfrentamento de desafios socioambientais catarinenses apareceu primeiro em Deolhonailha.